GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

DEVASTADOR PRESO

Maior devastador da floresta amazônica é preso. Saiba quem!

Polícia Federal Foto: Divulgação / PF


Bruno Heller já destruiu área equivalente a quase quatro ilhas de Fernando de Noronha



Considerado o maior devastador da floresta amazônica, o empresário Bruno Heller foi preso em flagrante nesta quinta-feira (3), com grande quantidade de ouro bruto e arma ilegal. Segundo investigações da Polícia Federal (PF), ele era o chefe de um esquema para invadir terras na floresta e desmatá-las a fim de criar gado.

A título de comparação, as autoridades estimam que a área destruída por ele seja equivalente a quatro ilhas de Fernando de Noronha. As investigações apontam que ele tomou mais de 21 mil hectares de terra pertencentes à União e desmatou mais de 6,5 mil hectares da floresta.

Para burlar a polícia, o grupo comandado por Heller teria fraudado o Cadastro Ambiental Rural, antes de devastar as áreas e destiná-las à criação de gado.

– Assim, os verdadeiros responsáveis pela exploração das atividades se sentiriam protegidos contra eventuais processos criminais ou administrativos, os quais seriam direcionados aos participantes sem patrimônio – disse a PF.

Como parte da Operação Retomada, a corporação localizou Heller em Novo Progresso, no Pará, e o levou ao sistema prisional de Itaituba (PA). O empresário teve R$ R$ 116 milhões bloqueados pela Justiça, além do sequestro de veículos, 16 fazendas e imóveis, e da indisponibilidade de 10 mil cabeças de gado.

Segundo as autoridades, o empresário já foi alvo de 11 autuações e seis embargos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente).

Thamirys Andrade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário