GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 15 de agosto de 2023

GREVE DOS METROVIÁRIOS

Justiça determina volta de 100% do Metrô nos horários de pico

Foto: Rômulo Chico/DP


O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) determinou, na noite desta segunda-feira (14), que o Metrô do Recife retorne com o funcionamento de 100% da capacidade nos horários de pico, na manhã e à noite. A decisão judicial veio logo após uma assembleia do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ser finalizada reforçando a continuidade da greve por tempo indeterminado, que já entra na terceira semana.

A decisão foi expedida pela desembargadora Nise Pedroso, atendendo um pedido feito pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a operadora estatal do sistema.
 
Com isso, foi determinado que haja o funcionamento integral nos horários entre 5h30 e 8h30 e das 17h às 20h. Caso haja o descumprimento da determinação, o Sindmetro-PE deve pagar uma multa diária de R$ 60 mil. A categoria já havia recebido a mesma determinação, fazendo com que, durante três dias, o Metrô do Recife funcionasse nos horários de pico enquanto aguardavam as negociações junto ao MPT-PE e propostas oferecidas pela CTBU, o que não funcionou.
 
A CBTU ofereceu um reajuste de menos de 3,5%, enquanto a categoria quer ao menos 7% de aumento, além da retirada da CBTU da lista de empresas que podem ser privatizadas, como ocorreu, no início deste ano, com o Metrô de Belo Horizonte (MG).
 
Na noite desta segunda-feira, um grupo com cerca de 100 metroviários da Metrorec se mobilizou e saiu em caravana rumo a Brasília (DF), onde pretendem se reunir com metroviários de outras partes do país para pressionar o governo federal. Eles alegam que o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria prometido, durante a campanha eleitoral de 2022, a retirada da CBTU do Programa Nacional de Desestatização (PND).
 
A categoria quer também garantias de que, caso a privatização aconteça, os metroviários sejam realocados em outros órgãos públicos.

Por: Dayane Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário