GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

NÃO QUER CRIAR DIVISÕES

Zema nega intenção de diminuir outras regiões com união do Sul e Sudeste

Neste domingo (6), o governador Romeu Zema (Novo) esclareceu que não teve a intenção de criar divisões entre os estados que compõem o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) em detrimento das regiões Norte e Nordeste.

“A união do Sul e Sudeste jamais será pra diminuir outras regiões. Não é ser contra ninguém, e sim a favor de somar esforços. Diálogo e gestão são fundamentais pro país ter mais oportunidades. A distorção dos fatos provoca divisão, mas a força do Brasil tá no trabalho em união”, escreveu o governador de Minas Gerais.

A declaração de Zema surge após receber críticas de ministros do governo Lula, governadores e políticos em relação à entrevista concedida ao jornal Estado de S. Paulo no sábado (5). O governador de Minas Gerais defendeu a união do seu estado com São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com o objetivo de obter maior protagonismo político.

Na entrevista veiculada no sábado, Zema explicou que o bloco Cosud deveria buscar maior protagonismo e destacou a necessidade de ações conjuntas desses estados para proteger seus interesses no Congresso Nacional, frente a possíveis perdas econômicas em resposta aos estados do Norte e Nordeste.

O governador utilizou como exemplo a articulação do Cosud na reforma tributária, que resultou em uma redistribuição de poder político no Conselho Federativo, aumentando a influência dos estados do Sul e Sudeste em detrimento do Norte e Nordeste. O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA), manifestou que Zema está fomentando divisões regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário