GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

R$ 60 MIL AO DIA

 Metrô continua fechado. Justiça aplica multa aos grevistas

Ruan Pablo/ESp. DP.


Esta quarta-feira (16) foi difícil, mais uma vez, para os cerca de 200 mil usuários do Metrô do Recife, prejudicados pela continuidade da greve dos metroviários, que entrou na terceira semana. O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) anunciou, na terça-feira (15), que continuará com a paralisação total do Metrô do Recife (Metrorec), por tempo indeterminado. Ou seja, vão descumprir a ordem judicial emitida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6). Em resposta, o TRT6 afirmou nesta tarde que já começará a cobrar a multa a partir desta quarta.

A Justiça obrigou na segunda-feira (14) que os metroviários coloquem o sistema em funcionamento com 100% de sua capacidade nos horários de pico (de 5h às 8h30 e das 17h às 20h). Caso seja descumprido, está prevista uma multa de R$ 60 mil ao dia. Os metroviários disseram que vão recorrer. O (TRT-6) afirmou que a multa já passa a ser contada a partir de hoje.

As 36 estações do Metrorec permaneceram fechadas. Com o descumprimento, os terminais de ônibus, mesmo com o reforço nas linhas, estiveram mais uma vez lotados. A Polícia Militar foi chamada, nesta manhã, ao Terminal Integrado de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, para conter um princípio de confusão, ficando lá por cerca de uma hora até a fila se reestabelecer.

Os metroviários querem 7% de aumento e que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), controladora estatal, não seja privatizada pelo governo federal, como aconteceu em Belo Horizonte (MG), no início deste ano. A CBTU ofereceu menos de 3,5% de reajuste.

Representantes do Sindmetro-PE devem se reunir, nesta quinta-feira (17), com metroviários de outros estados, em Brasília, para onde foram em caravana de ônibus. O grupo quer pressionar o governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário