Dom Paulo visita a Casa do Pão pela primeira vez
Foto: Juan Pablo/Esp. DP
O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, que acabou de assumir a arquidiocese, visitou nesta sexta-feira pela primeira vez a Casa do Pão. O religioso foi recepcionado pelo gestor da instituição, o diácono Aerton Carvalho, que apresentou a ele todos os serviços oferecidos à população mais vulnerável da cidade do Recife.
“A Casa do Pão oferece 2 mil refeições semanais, de segunda a segunda. As pessoas cadastradas recebem o café da manhã, almoço e jantar diariamente. Além da assistência espiritual às pessoas em situação de rua, temos cursos de alfabetização, atendimento médico, banho e lavagem de roupas e assistência jurídica”, explicou Aerton Carvalho.
Antes de celebrar a missa em homenagem à Santa Dulce dos Pobres, protetora da Casa do Pão, Dom Paulo conheceu os representantes das entidades parceiras e recebeu presentes das mãos do professor da UFPE Humberto Mercado e da representante da Secretaria de Assistência Social, Gerusa Felizardo.
Em agradecimento à acolhida o arcebispo enalteceu os serviços assistenciais da casa: “Aqui nesta Casa encontra-se o antídoto do individualismo da sociedade moderna. Aqui encontra-se a socialização. Quero reafirmar o apoio incondicional da arquidiocese aos projetos da Casa do Pão, símbolo maior do significado da eucaristia”, afirmou Dom Paulo Jackson.
Exemplo de recuperação
Douglas Sampaio, natural de Rio Branco/AC e residente no Recife há 10 anos, é um dos exemplos de como a instituição cumpre o papel de socialização. Há um ano vivia em situação de rua e ao conhecer a Casa do Pão passou a frequentar e participar das atividades. “Hoje de assistido sou funcionário, trabalho na lavanderia. Me casei, tenho a minha casa e voltei a estudar, faço o ensino médio”, conta com orgulho.
Depois da missa, os convidados, quase 200 pessoas cadastradas pelo projeto, puderem tomar um lanche. Latoya Maria, de 21 anos, mãe de Enzo de 5 meses e grávida, estava muito feliz: “Morava na rua, mas hoje moro numa ocupação aqui perto da Casa do Pão. Venho todos os dias e também recebo cesta básica. Consegui também tirar o RG. Aqui eles acolhem e alimentam quem mais precisa”. Outro que também se beneficia do trabalho assistencial da instituição é Edilton Silva, de 57 anos: “Venho aqui todos os dias, tomo café da manhã, almoço e janto. Cinco anos que moro nas ruas. Consegui tirar RG e também quero tirar título de eleitor e carteira de trabalho aqui”, diz o senhor que estava ávido para poder tomar o café junto de Dom Paulo Jackson.
Por: Maurício Mellone
Nenhum comentário:
Postar um comentário