Semana do Trânsito alerta para excesso de velocidade de motociclistas
Uma pesquisa aponta que os motociclistas são os que mais excedem o limite de velocidade no trânsito (Foto: Josenildo Gomes/CTTU)
Ações começam nesta segunda, no Recife, conscientizando sobre a direção com responsabilidade e segurança
Os motociclistas são os principais responsáveis pelo excesso de velocidade nas ruas e avenidas do Recife. É o que mostra um levantamento feito pela prefeitura em parceria com a John Hopkins University. Preocupaçao das autoridades, a conduta desses "pilotos" é foco da Terceira edição da Semana da Mobilidade do Recife que começou nesta segunda (18).
Durante os próximos dias, a prefeitura pretende alertar para a importância de dirigir com responsabilidade e segurança. A campanha faz parte da Semana Nacional do Trânsito.
Os dados mostram que os motociclistas excedemem até 35% o limite de velocidade em vias onde não há fiscalização eletrônica.
Além disso, a pesquisa aponta que os veículos que mais excedem a velocidade são motocicletas (35%) em comparação aos veículos leves (21%) e veículos pesados (14%) em 2023.
Durante a semana, haverá ações de fiscalização no Cais José Estelita, na Cabanga, com orientações sobre o excesso de velocidade, assim como o lançamento de uma nova versão da campanha com o tema. Ao menos dez bairros do Recife terão blitze, sendo dois pontos por dia.
A iniciativa é realizada pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e conta com a parceria da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS).
As atividades vão começar com ações de comunicação e fiscalização para conscientizar os cidadãos sobre a mudança de comportamento, combatendo fatores de risco como o excesso de velocidade e a ingestão de álcool ao volante.
Memória como exemplo de conscientização
Além das peças gráficas focadas nos motociclistas, a campanha relembra a história da tragédia no trânsito ocorrida no bairro da Tamarineira, Zona Norte, em 2017 - onde o excesso de velocidade e a embriaguez do condutor provocaram a morte de três pessoas, uma delas grávida, e deixou duas feridas, uma com lesão permanente.
O vídeo da campanha reproduz imagens de hospitais e médicos socorrendo as vítimas e traz a reflexão: “O que pode acontecer em menos de um segundo?”, além de um depoimento do advogado Miguel Silveira, uma das vítimas sobreviventes da ocorrência, junto com a filha Marcela.
Nesse acidente, morreram a esposa de Miguel, Maria Emília, de 38 anos, Miguelzinho, filho do casal, de três anos, e Roseane Souza, 23, babá das crianças - e que estava grávida, além da filha que ficou com uma lesão permanente.
Informação além das vias
A conscientização também será feita nas escolas particulares e municipais e contará com artistas educadores da Liga da CTTU, levando informações sobre o trânsito por meio de atividades lúdicas focadas no respeito aos atores mais frágeis do trânsito, como pedestres e ciclistas.
Já as equipes de infraestrutura urbana farão workshops de desenhos urbanos entre vários órgãos da PCR.
Na quinta-feira (21), haverá o Fórum Internacional de Fiscalização e Segurança Viária. Toda a programação foi feita em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global.
Por: Adelmo Lucena
Nenhum comentário:
Postar um comentário