GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 30 de setembro de 2023

SANTA CRUZ - ELEIÇÕES PODEM SER ANTECIPADAS

Com apoio da FPF, Santa Cruz busca segurança jurídica para antecipação do pleito eleitoral

Evandro Carvalho costura acordo jurídico para antecipação das eleições no Santa Cruz (Foto: Rafael Vieira/DP FOTO)


O Mais Querido terá que superar entraves no estatuto, em que diz que só pode ser realizadas eleições dentro de um prazo mínimo de 45 dias


O Santa Cruz corre contra o tempo em busca da antecipação das eleições, o pleito inicialmente marcado para o início de dezembro, deve ser antecipado. Já sob a presidência de Jairo Rocha, que assumiu após a renúncia de Antônio Luiz Neto, - o novo chefe do Executivo definiu que o processo da SAF e o adiantamento das eleições serão prioridades na sua curta gestão no clube. Para que haja a antecipação, o Mais Querido terá que superar entraves do estatuto coral, que prevê que só pode ser realizado um novo pleito eleitoral dentro de um prazo mínimo de 45 dias desde a publicação do primeiro dos três editais de convocação.

“A Assembleia Geral Ordinária será convocada pelo Presidente do Executivo, ou por seu substituto legal, mediante edital publicado 03 (três) vezes em jornal de grande circulação, na internet na página oficial do Clube e por outros meios que lhe garanta amplo conhecimento, com antecedência de 30 (trinta), 20 (vinte) e 10 (dez) dias de antecedência em relação à data prevista para a sua realização”, diz o estatuto do Santa Cruz.

Além disso, no regime estatutário prevê que o pleito seja realizado obrigatoriamente em finais de semana, preferencialmente num domingo. Caso a diretoria coral siga ao pé da letra o estatuto só restarão os dois últimos finais de semanas de novembro (dias 19 e 18, ou 25 e 16).
 
Buscando uma solução para antecipação do pleito eleitoral no Santa Cruz, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho declarou que busca o  adiantamento das eleições via Justiça comum. Para isso, ocorrer tanto o Poder Executivo, quanto o Conselho Deliberativo, deverão homologar um documento em conjunto, para que o desembargador Silvio Neves Baptista Filho consiga uma segurança jurídica que autorize que seja marcada a data da eleição no clube.
 
“Eu já solicitei ao presidente Jairo Rocha e vamos conversar com o presidente Mariano Abreu para que nós possamos, perante o desembargador Silvio, com quem eu já falei, para que possamos homologar uma antecipação de eleição. Porque se nós formos cumprir o rito, nós vamos para 03 de dezembro. É o Santa Cruz já vai jogar pela seletiva da Copa do Nordeste no dia 06 de janeiro. Nós temos que fazer essa eleição agora em outubro. O juiz só pode trabalhar provocado, precisaremos da manifestação do executivo e do conselho através dos seus representantes legais, o presidente Silvio não vai ter nenhuma objeção, ele homologaria”, inicia Evandro Carvalho.
 
“Nós poderíamos do ponto de vista legal antecipar a eleição sem nenhum risco de qualquer questionamento no futuro, de impugnação, de qualquer candidato ou qualquer terceiro que entendesse que a federação estaria e os poderes constituídos do Santa Cruz descumprindo uma regularização”, finalizou.

 Paulo Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário