Prestação de queixa de crime de roubo pela internet será retomada, diz SDS
A Secretaria de Defesa Social (SDS) anunciou, nesta terça (17), que pretende retornar o serviço de registro pela internet de Boletim de Ocorrência (BO) do crime de roubo (Divulgação/Polícia Civil )
Ideia é alterar o sistema de informática para facilitar a vida das pessoas que precisam registrar boletim de ocorrência
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) anunciou, nesta terça (17), que pretende retornar o serviço de registro pela internet de Boletim de Ocorrência (BO) do crime de roubo.
Essa é a ideia do secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho. O serviço está indisponível há seis meses.
Embora a SDS tenha anunciado a retomada do serviço, o governo disse que essa ação ainda está em análise do setor de tecnologia.
Por isso, ainda não há previsão da data precisa de retomada da ação. Segundo a assessoria de imprensa da SDS, o retorno do serviço pretende dar mais dinamismo para a prestação do fornecimento dos dados dos crimes de roubos.
Isso facilitará o aceso do cidadão ao processo de prestação de queixa e o trabalho dos investigadores.
Para a SDS, essa retomada também vai amenizar a subnotificação dos casos. A suspensão do serviço foi alvo de críticas da sociedade organizada e das entidades que trabalham com a fiscalização do trabalho policial.
Falhas na plataforma
O serviço foi interrompido sob a alegação de que a plataforma apresentava falhas. A parte do site que oferecia o serviço não apresentava perguntas sobre as características do delito.
Na época, a SDS apontou que isso induzia a vítima ao erro no preenchimento das informações. Além disso, a pasta apontou que eram insuficientes os dados, o que prejudicava instauração de inquéritos para o trabalho investigativo.
Agora, de acordo com a pasta, os campos de respostas serão obrigatórios para um melhor preenchimento dos dados fornecidos pela população.
Dados
De acordo com a SDS, as estatísticas divulgadas na segunda (16) apontam que de janeiro a setembro deste ano, o estado contabilizou 34.866 ocorrências de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs).
No mesmo período de 2022, foram 38.326 roubos registrados.
Por: Wilson Maranhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário