GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

ENEM 2023

Resultado do Enem 2023: veja data de divulgação das notas

Os candidatos poderão acessar os gabaritos através da aba Provas e Gabaritos (Foto: Rômulo Chico/DP)


Com a nota do Enem, estudantes podem ingressar em universidades nacionais e internacionais

Estudantes de todo o Brasil participam do segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (12). Ao todo, 3,9 milhões de candidatos se inscreveram para o maior vestibular do Brasil, com o intuito de ingressar em algum curso de nível superior.

Após a realização da prova, muitos alunos buscam saber quais questões acertaram, mas o gabarito oficial e o resultado da prova não são divulgados logo após a aplicação do exame.

Os gabaritos oficiais das duas provas do Enem serão divulgados no dia 24 de novembro. Os candidatos poderão acessar os gabaritos através da aba “Provas e Gabaritos” do portal do  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Antes da divulgação oficial, os estudantes podem conferir os erros e acertos por meio de gabaritos disponibilizados por professores na Internet. Cursos preparatórios também costumam resolver as questões de forma online, seja pelo YouTube ou por sites próprios.

Quando sai o resultado do Enem?

Os candidatos terão acesso ao resultado oficial do Enem a partir do dia 16 de janeiro de 2024. O acesso deve ser feito pela “Página do Participante”.

As notas do Enem podem ser usadas para concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sistema Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Podem ser usadas também para acessar o ensino superior em universidades estrangeiras.

Redação

No Enem, somente a prova de redação tem valor máximo de mil. Essas provas são corrigidas por pessoas especializadas. Cada prova passa por dois corretores. 

Caso haja diferença de mais de 100 pontos em relação à nota total da prova ou de mais de 80 pontos em relação a alguma das competências, o texto passa, então, por um terceiro corretor. Se a diferença persistir, a prova é avaliada por uma banca composta por três professores, que atribuirá a nota final do participante. 

As notas da redação só serão conhecidas em janeiro, na divulgação dos resultados individuais. Após a divulgação dos resultados, em data ainda a ser divulgada, os participantes poderão ter acesso à correção detalhada da prova de redação.

A vista da prova é apenas para fins pedagógicos, para que o participante tenha acesso aos erros cometidos. Não é possível entrar com recurso. 
 
Com informações da Agência Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário