Língua Portuguesa: veja os temas mais abordados no Enem nos últimos anos e dicas para a prova
Primeira etapa do exame será aplicada neste domingo (5)
A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (5), em todo o Brasil. Principal conteúdo cobrado do dia, Língua Portuguesa, alinhada à Redação, costuma causar, em um primeiro momento, ansiedade nos candidatos, mas, com algumas estratégias desenvolvidas durante o estudo, bons resultados podem vir.
Como mostra o levantamento realizado pelo Sistema Positivo de Ensino, da rede de educação privada, uma das formas de garantir um bom resultado na prova de Língua Portuguesa no Enem é tomar como base a Matriz de Referência, que relaciona os conteúdos que podem ser cobrados no exame. Por mais que isso não seja suficiente, já que a diversidade de assuntos a serem estudados é muito grande e a preparação para o exame precise ser extensa, nas últimas revisões o ideal é focar nos principais temas abordados nos últimos anos
“Mais que apenas estudar, é preciso saber o que estudar. Priorizar os assuntos que são mais cobrados pode ajudar a garantir que o estudante esteja seguro sobre esses assuntos e, assim, acerte boa parte das questões”, explicou o assessor de Língua Portuguesa e Redação do Sistema Positivo de Ensino, Fábio Gusmão.
O Enem é o principal mecanismo de entrada para o Ensino Superior no Brasil atualmente. Além de Língua Portuguesa e Redação, também é cobrada no primeiro dia a área de Linguagens, com algum idioma estrangeiro (inglês ou espanhol), de acordo com a escolha do participante no momento da inscrição.
Já na segunda etapa, marcada para 12 de novembro, são abordados conteúdos de Ciências da Natureza, que engloba Física, Química e Biologia, além da prova de Matemática e suas Tecnologias.
Ainda para Gusmão, além de um bom conhecimento dos conceitos e de como eles se relacionam com a Língua Portuguesa, é preciso que os candidatos possuam um vasto repertório cultural para realizar uma boa prova. “Nosso levantamento mostra que saber ler e interpretar textos é fundamental para o Enem. E isso só é possível para quem tem o costume de ler muito, ver filmes, frequentar museus e eventos de arte, enfim, construir um bom repertório no dia a dia”, completa.
Confira, abaixo, os principais temas abordados na prova de Língua Portuguesa nas últimas cinco edições do Enem.
Interpretação de texto verbal e não verbal
Trata-se, basicamente, de ler um texto proposto pelo exame e responder a questões relacionadas a ele. Aqui, as questões podem trazer textos verbais ou tirinhas, desenhos, obras de arte. Cabe ao estudante interpretar essas obras e falar sobre elas nas questões subsequentes.
Gêneros textuais
Propagandas, receitas, cartas e relatos de viagem são apenas alguns exemplos dos diferentes gêneros textuais existentes. Esse é um dos temas mais cobrados no Enem, de modo que, para realizar uma boa prova, é importante conhecer esses gêneros.
Variações linguísticas - o estudo das diferentes formas como uma língua pode se apresentar de acordo com fatores como a região e as condições sociais, por exemplo, está presente em boa parte das provas do Enem dos últimos anos.
Funções da linguagem
Função, poética, referencial, metalinguística, fática e conativa. As seis funções da linguagem nada mais são que as diferentes formas de utilizá-la, de acordo com a intenção de quem fala. Elas estão presentes em uma parcela considerável das questões do Enem nos últimos cinco anos.
Figuras de linguagem
Os recursos expressivos chamados de figuras de linguagem são parte não apenas do Enem, mas do cotidiano de todo falante da Língua Portuguesa. Saber quais são eles e como usá-los é indispensável para quem quer obter uma nota significativa em Língua Portuguesa.
Por Genivaldo Henrique
Nenhum comentário:
Postar um comentário