GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

MINISTÉRIO FRACASSADO DE LULA

Sem embaixador no Catar há 2 anos, Brasil perde maior interlocutor em Gaza

Chanceler Mauro Vieira, cujos colegas chamam de "guarda-chuva mais rápido do oeste": fracasso.


Diplomatas experientes estão impressionados com os fracassos do Ministério das Relações Exteriores do governo Lula (PT) no conflito em Israel, da presidência rotativa do conselho de segurança da ONU à negociação para resgatar brasileiros. Sem embaixador no pais há dois anos, o Brasil perdeu interlocução de alto nível com o Catar, país que praticamente define listas de estrangeiros autorizados a deixar a Gaza do Hamas. O Catar retribui com idêntico desapreço, ignorando o Brasil.

Bajulação ignorada

Nem mesmo a atitude bajuladora do governo Lula em relação ao Hamas abriu caminho para os 34 brasileiros inscritos a saírem.

Caminho errado

Desatualizado, Celso Amorim fez o ministro pau-mandado Mauro Vieira optar pelo caminho errado (Egito-Israel-EUA) para liberar os brasileiros.

Companheirada

O Itamaraty petista mantém acéfala a embaixada no Catar, mas não deixou de nomear seis embaixadores para variados postos em Paris.

Ministro fraco

Plantonista no socorro a autoridades em dias chuvosos, Mauro Vieira é tratado com ironia na Casa: “o guarda-chuva mais rápido do oeste”.

Cláudio Humberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário