GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

PREPARANDO A POPULAÇÃO

Paulista irá realizar simulados para “preparar” população para os desastres naturais



Moradores do bairro da Mirueira, em Paulista, serão capacitados para situações de emergência. Para isso, a Secretaria Executiva de Defesa Civil anunciou que irá realizar o primeiro simulado de desastres para a população.

Na tarde desta terça-feira (14), representantes do órgão estiveram na Associação dos Moradores da Mirueira e seguiram por alguns locais considerados de risco, visando preparar estes moradores para a execução dos procedimentos adequados em situação de deslizamento, acidentes, dentre outros. 

O primeiro local onde acontecerá o simulado será na Rua Professor Antônio Teodósio Filho, na primeira semana do mês de dezembro. Ao todo, cerca de 160 famílias vivem na via, onde foi realizada a visita. O trabalho envolve a realização de uma reunião com um grupo maior de pessoas. Depois disso, na próxima semana, a atividade será porta a porta.

De acordo com o instrutor do simulador, Sandro Marinho, o objetivo é, além de dar uma força à Defesa Civil, capacitar a população para a realização do auto salvamento. “É preciso que as pessoas, ao ligarem para o Corpo de Bombeiros em uma situação de emergência, saibam o que fazer enquanto o socorro ou a Defesa Civil não chegam ao local, durante os primeiros 40 minutos num caso de muita chuva, deslizamento, ou um acidente grave”, explicou. 

Durante o simulado, os moradores dessas áreas aprenderão o que deve ser feito para a saída dos locais de risco, levando em consideração que a prioridade é a vida, mas que também haverá instruções sobre o que se pode levar de bens e documentos. Segundo a Defesa Civil, é importante deixar sempre separado em um local próximo à porta: os documentos e uma muda de roupa.  Além disso, a capacitação envolve o conhecimento de como ajudar idosos, rotas de fuga através das melhores saídas, que não causem nenhum tipo de desastre ou problema futuramente. 

“É uma experiência nova. Paulista nunca viveu esse tipo de situação. Para as pessoas que habitam área de morro, é necessário que estejam preparadas e saibam como proceder num momento desses. Esse vai ser o primeiro simulado, na Mirueira, mas, no próximo ano estaremos bem mais preparados, para fazer em outras áreas de risco”, assegurou a secretária executiva de Defesa Civil, engenheira Cíntia Silva.

Através do conhecimento repassado pela Defesa Civil, a população será treinada ainda para a busca dos pontos de encontro designados pela Prefeitura do Paulista, com equipes da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, do SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Conselho Tutelar, de maneira a colocar em ação o Plano de Contingência da Cidade do Paulista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário