GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

A CONVERSA FIADA DE SEMPRE

Em Pernambuco, Lula diz que houve ''mancomunação'' com os EUA contra a Petrobras

foto: Sandy James/DP Foto


Durante cerimônia de retomada as obras da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), na tarde desta quinta-feira (18), o presidente Lula (PT) fez referências à Operação Lava Jato

Durante cerimônia de retomada as obras da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), na tarde desta quinta-feira (18), o presidente Lula (PT) fez referências à Operação Lava Jato. No seu discurso, sugeriu que houve uma "mancomunação" de juízes e procuradores com os Estados Unidos (EUA) para destruir a Petrobras. Segundo o petista, os americanos não queriam que o Brasil tivesse uma empresa do porte da estatal petroleira. 

"Tudo o que aconteceu nesse país foi uma mancomunação entre alguns juízes desse país, alguns procuradores desse país, subordinado ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos que queriam e nunca aceitaram o Brasil ter uma empresa como a Petrobras. Eles não queriam que a gente tivesse a Petrobras em 1953", disse com exaltação.

 

Ainda em seu discurso, Lula enfatizou que "esse dia é muito importante pessoalmente para mim".

 

Durante as investigações da Operação Lava Jato, a Rnest se tornou um alvo de acusações de corrupção e pagamentos de propina. Por causa disso, as obras da refinaria foram paralisadas em 2015, sem a conclusão da primeira parte do projeto, chamado de Trem 1.

 

A operação, inclusive, foi muito citada nos discursos da cerimônia. A prefeita de Ipojuca, Célia Sales, foi a primeira a citar. "O que estamos vivendo aqui (retomada das obras) é um sonho, que tentaram tirar de nós com a Operação Lava Jato, e hoje Lula faz esse sonho se materalizar".

 

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, não citou diretamente a operação, mas disse que o que aconteceu no país no passado recente afetou Pernambuco. "Ver muitos desempregos como a gente passou aqui por causa de acontecimentos em nosso país no passado recente, não há outro sentimento do que gratidão de o senhor estar aqui hoje, presidente Lula", disse.


DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário