GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

CARNAVAL 2024

Recife intensifica preparativos para o Carnaval 2024; folia terá um dia a mais

Faltando menos de um mês para o carnaval, Recife intensifica os preparativos para receber atrações e público. (Foto: Romulo Chico/ Esp DP Foto)


Evento Tumaraca marca início da festividade e acontece na abertura, dia 8 de fevereiro

O Carnaval de 2024 na capital pernambucana terá um dia a mais. com abertura marcada para a quinta-feira, 8 de fevereiro.

Faltando menos de um mês para o carnaval, Recife intensifica os preparativos para receber atrações e público. 

O principal palco da folia recifense já teve suas estruturas erguidas, no Marco Zero, localizado na área central. Segundo a prefeitura, tudo ficará pronto até o dia 2 de fevereiro. 
Segundo a prefeitura, tudo ficará pronto até o dia 2 de fevereiro.  (Foto: Romulo Chico/ Esp DP Foto)
Segundo a prefeitura, tudo ficará pronto até o dia 2 de fevereiro. (Foto: Romulo Chico/ Esp DP Foto)

Tumaraca

Para marcar o início da folia, no dia 8, a partir das 20h, acontece o Tumaraca: Encontro das Nações.
 
Este ano, o evento vai homenagear Naná Vasconcelos, que foi o mentor do evento.  Se estivesse vivo, ele completaria 80 anos.

O evento ainda vai realizar um encontro com Olodum, de forma inédita. 
Também haverá show do baiano Gilberto Gil.

Erudito e popular na ancestralidade negra se reunirão em palco no espetáculo, que terá,  ainda, Lucas dos Prazeres, Amaro Freitas, Balé Bacnaré e Luna Vitrolira

No palco, um time de artistas estará presente para reverenciar o mestre homenageado deste ano, imortalizado com uma escultura no Marco Zero, considerado palco do maior Carnaval em linha reta.
 
Atrações

Para a abertura, estarão os mestres das 13 nações de Maracatu pertencentes ao grupo especial do Concurso de Agremiações que comandam o espetáculo, que reúne 700 batuqueiros com toda a potência de alfaias, gonguês, agbês, taróis e timbaus. 

Acompanhados do Grupo Voz Nagô, fundado pelo mestre Naná, as Nações promoverão um espetáculo inédito que contará com um encontro histórico e ancestral com o Olodum. 

Tambores pela paz trovejarão juntos celebrando a beleza e a riqueza da ancestralidade negra fundante dos brinquedos populares.

A presença de Amaro Freitas promove o encontro entre o erudito e a cultura popular. O pianista, um dos principais nomes do jazz brasileiro em circuitos internacionais, prepara um próximo disco com tributo a Naná Vasconcelos. 
 
O espetáculo traz ainda a lufada de ar do musicista, cantor e dançarino Lucas dos Prazeres. “Cria” de Naná Vasconcelos, Lucas saiu do Morro da Conceição para percorrer o mundo em turnês ao lado do mestre. Fazem parte ainda da noite estrelada o Balé Bacnaré e a poetisa Luna Vitrolira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário