GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

CARRO VOADOR

Hyundai apresenta carro voador que pode atingir 193 km/h; eVTOL chega ao mercado em 2028

S-A2 é o novo carro voador da Hyundai - Hyundai/Divulgação


Protótipo S-A2, que possui oito hélices, pode chegar a uma altitude de 1500 pés e carrega até 4 passageiros


Hyundai revelou, durante o Consumer Electronics Show 2024,  em Las Vegas (EUA), o segundo protótipo de eVTOL da marca. O S-A2 elétrico, que faz parte da divisão aeroespacial Supernal, pode decolar e pousar verticalmente, possui oito hélices inclináveis, permitindo que o veículo aéreo atinja velocidade de cruzeiro de 193 km/h a uma altitude de 457 metros, aproximadamente 1.500 pés.

De acordo com a Hyundai, o carro voador é projetado para viagens curtas de 40 a 64 km, sendo ideal para trajetos dentro de cidades.

A fabricante afirma que comparada às aeronaves já conhecidas, o modelo passará despercebida, já que faz pouco barulho.

O S-A2 tem capacidade de até quatro passageiros, além do piloto. Todos os assentos são em materiais de absorção de energia com qualidade aeronáutica, visando maior segurança.


O modelo tem cockpit com acabamentos de couro e painel com tela de led dividida em duas interfaces, que são acompanhadas de uma paleta de oito botões.

Segundo a Hyundai, os eVTOLs vão poder decolar e pousar a partir de vertiportos, que são muito semelhantes a helipontos, possibilitando que os passageiros embarquem e desembarquem em pontos estratégicos dentro das cidades.

O protótipo é baseado no primeiro conceito da marca, apresentado em 2020, o S-A1, e deve chegar ao mercado apenas em 2028.

A fabricante afirma que está trabalhando para aperfeiçoar o S-A2 e conseguir o certificado de operação do modelo. As projeções são de atender aos padrões de voos mundiais e adicionar mais itens interiores e baterias removíveis.

Por Marta Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário