GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

CORPO DE BOMBEIROS

Governo entrega novas viaturas auto resgate para reforçar operações do Corpo de Bombeiros

Outras seis viaturas foram entregues no mês julho e a previsão é que mais duas estejam nas ruas até o mês de março (Foto: Miva Filho/Secom)


Veículos entregues à Corporação irão reforçar o atendimento de ocorrências em todas as regiões do Estado

O serviço de socorro de urgência no Estado recebeu mais um reforço nesta terça-feira (16) com o recebimento de 12 novas viaturas de auto resgate. A entrega das chaves, que faz parte do programa Juntos pela Segurança, foi feita pelo Governo do Estado durante uma cerimônia no Palácio do Campo das Princesas.

As viaturas serão destinadas para o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) e são resultado de um investimento de R$ 5,7 milhões da gestão estadual. Desde o início do mandato, a governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou o investimento de R$ 23 milhões para o Corpo de Bombeiros e para a Defesa Civil do Estado. 

"O Juntos pela Segurança envolve uma série de investimentos das forças operacionais do Estado. A Secretaria de Defesa Social tem investido muito junto às corporações para identificar o que é prioridade. Até março entregaremos 20 novas viaturas de auto resgate, atendendo a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, o Agreste e o Sertão. Com isso, garantimos mais dignidade e condições de trabalho para o nosso efetivo. Estamos trabalhando unindo recursos do Estado e do governo federal, permitindo a reestruturação da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco”, ressaltou Raquel Lyra.

Outras seis viaturas foram entregues no mês julho e a previsão é que mais duas estejam nas ruas até o mês de março, completando 20. Estes veículos irão expandir a cobertura operacional do serviço de atendimento pré-hospitalar do Sertão ao Litoral do Estado, além do Arquipélago de Fernando de Noronha.

"Essas viaturas são utilizadas principalmente para os atendimentos em sinistros de trânsito e outros tipos de acidentes em que há a necessidade de uma intervenção especializada e em caso de necessidade de uma regulação com o serviço médico para saber para qual hospital destinar o paciente. Dessa maneira, iremos proporcionar maior agilidade e disponibilidade no atendimento à população", destacou o secretário da Defesa Social, Alessandro Carvalho.

As viaturas serão distribuídas da seguinte forma entre os municípios do estado: Caruaru (1 viatura), Garanhuns (1), Vitória de Santo Antão (1), Petrolina (1), Salgueiro (1) e Serra Talhada (1), além do Arquipélago de Fernando de Noronha (1). 

Para atender a população da Região Metropolitana (RMR), serão entregues cinco viaturas ao Grupo de Atendimento Pré-Hospitalar (GBAPH), sediado em Olinda, responsável pelo serviço de resgate na região.

"Esse reforço é muito importante porque nós tínhamos uma frota relativamente envelhecida. Então essas viaturas irão servir para atender algumas cidades que não dispunham da atividade, tinham bombeiros, mas não tinham viaturas de atendimento e, agora, passam a contar", apontou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luciano Fonseca.

“A gente tem que parabenizar e agradecer à governadora por esse trabalho que ela está fazendo. Essas ambulâncias vão ser muito importantes, não só para Moreno como para Pernambuco. Só tenho a agradecer”, disse o prefeito de Moreno, Edmilson Cupertino.

Além disso, o governo visa reestruturar as forças operacionais através do concurso que será aplicado no dia 21 de janeiro. Há 600 vagas disponíveis para graduação inicial de Soldado e 60 para o posto de Segundo Tenente.

Estiveram presentes na cerimônia no Palácio do Campo das Princesas os deputados Izaías Régis, Socorro Pimentel e João de Nadegi. Também participaram os secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar), Daniel Coelho (Turismo), Zilda Cavalcanti (Saúde), Túlio Vilaça (Casa Civil), e os designados Flávio Oliveira (Justiça e Direitos Humanos) e Carlos Braga (Assistência Social).
Comando Militar do Nordeste

Após a cerimônia de entrega das viaturas, o Comandante Militar do Nordeste (CMNE), o General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos, e o General Maurilio Miranda Netto Ribeiro foram recebidos pela governadora.

O General Maurilio Miranda Netto Ribeiro irá assumir o comando do CMNE a partir da próxima sexta-feira (19) em cerimônia com a presença do presidente Lula.

Por: Adelmo Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário