GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

GOLPE DO IPVA

Site falso oferece pagamento do IPVA por Pix; saiba como evitar cair no golpe

A página falsa promete a possibilidade de pagamento do IPVA por meio do Pix (Foto: Marlon Diego/DP)


Golpistas disponibilizam o pagamento via Pix, método que não é aceito pelo Detran-PE

Motoristas pernambucanos que estão querendo quitar o Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) precisam estar atentos na hora de realizar o pagamento. Um novo golpe está sendo aplicado através de uma plataforma que utiliza a interface do site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE).

A página falsa promete a possibilidade de pagamento do IPVA por meio do Pix a fim de facilitar o processo para o motorista. No entanto, o valor é direcionado para as contas dos golpistas e o proprietário do veículo continua com o pagamento do imposto em aberto.

Detran-PE esclarece que o pagamento do IPVA só pode ser realizado de duas maneiras: acessando o boleto no site oficial do Detran-PE, e por meio do boleto impresso, enviado pelos correios para a residência dos proprietários dos veículos. 

Além disso, o departamento ressalta que o boleto na internet não deve ser feito por nenhum outro site, apenas pela página oficial do órgão. A área de tecnologia da informação do Detran-PE já tomou as providências adequadas para evitar que os proprietários dos veículos caiam no golpe.
Como emitir o boleto do IPVA

Para chegar ao boleto por meio do site do Detran-PE, basta acessar a página www.detran.pe.gov.br e selecionar a opção “Consulta de Paca”. A partir daí, fornecer os dados solicitados e acessar os boletos com todas as taxas. No caso dos boletos enviados pelos Correios, a distribuição ocorre durante o mês de janeiro. Este ano o pagamento do IPVA pode ser realizado em até dez parcelas.

O calendário de pagamento do Licenciamento 2024, que inclui as taxas de IPVA, bombeiros e o próprio licenciamento, tem início no dia 05 de fevereiro, para os veículos com placas de final 1 ou 2, e segue, para as demais terminações, conforme tabela abaixo:

  • Últimos dígitos 1 e 2: dia 5 de cada mês;
  • Últimos dígitos 3 e 4: dia 10 de cada mês;
  • Últimos dígitos 5 e 6: dia 15 de cada mês;
  • Últimos dígitos 7 e 8: dia 20 de cada mês;
  • Últimos dígitos 9 e 0: dia 25 de cada mês.

Os donos de carros elétricos estão isentos de pagar o IPVA deste tipo de veículo graças à alteração da Lei do IPVA, publicada em 30/09/2023. Essa isenção abrange integralmente o valor do IPVA, sendo necessário apenas que o veículo esteja devidamente registrado no Detran, com a indicação correspondente.

Por: Adelmo Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário