GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

MÉTODO CONTRACEPTIVO

Gel anticoncepcional masculino tem 99% de eficácia, diz pesquisa

A pesquisa foi feita com mais de 1,5 mil voluntários de diferentes idades (foto: Reprodução/Unsplash)


Os pesquisadores esperam que o produto chegue ao público a partir de 2027

Cientistas têm desenvolvido um gel anticoncepcional masculino, que está sendo produzido pela empresa de biotecnologia Contraline, nos EUA, para bloquear a saída de espermatozoides do corpo do homem nas ejaculações. A pesquisa foi feita com mais de 1,5 mil voluntários de diferentes idades. 

O contraceptivo foi injetado no canal deferente deles — o tubo que transporta os espermatozoides dos testículos para fora do corpo — em uma consulta médica, após receberem uma anestesia local. 

Todos os participantes continuaram a ter ejaculações, mas a contagem de espermatozoides caiu de 99% a 100% apenas um mês após o procedimento, mostrando que o método de contracepção foi eficaz na prevenção da saída dos espermatozoides do corpo.

 

"Os pesquisadores visam desenvolver um método de contracepção masculino parecido com a vasectomia, como uma vantagem de ser reversível de forma mais fácil", avalia o Dr. Eduardo Pimentel, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). 

 

“A pesquisa desenvolveu um gel que é injetado, com uma agulha bem fina, no ducto deferente”, explica o urologista. O médico acrescenta que o gel funcionaria como uma “rolha” ou tampão” do ducto, impedindo que os espermatozoides saiam.

 

A Contraline espera que o gel (chamado "Adam") receba aprovação da Food and Drug Administration, agência equivalente à Anvisa nos Estados Unidos, como um novo medicamento experimental ainda este ano para o início dos testes clínicos, e chegue ao público até 2027.

 

 

Correio Braziliense. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário