GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 14 de janeiro de 2024

PRÉVIAS CARNAVALESCAS

Galo da Madrugada inicia montagem de camarotes e Olinda tem ladeiras animadas neste final de semana

Recife e Olinda tem fim de semana de prévias carnavalescas                                                                                                                                                                                   - Foto: Clarice Melo/ Folha de Pernambuco


Cidades-irmãs começam a se preparar a festa mais popular do Brasil



Faltando pouco menos de um mês para o início do Carnaval, Recife e Olinda já começam a dar uma pequena amostra da maior festa de rua do Brasil. Enquanto a capital pernambucana já inicia os preparativos para a montagem do camarote do maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada, Olinda já começa a movimentar as suas ladeiras com cortejos de blocos.

Localizado na Praça Sérgio Loreto, no bairro de São José, O Galo da Madrugada está montando as estruturas para o seu desfile no Sábado de Zé Pereira. Ao todo, serão dois camarotes do bloco, sendo o Camarote do Polo do Galo, que já está quase concluído, e o Camarote Ofical, que começa a sua instalação neste domingo (14).

Apesar de serem dois camarotes do bloco, o Diretor de Eventos do Galo, Sérgio Pinheiro, detalhou que o funcionamento é diferente. "O Camarote Oficial é destinado aos artistas, convidados e patrocinadores. Já o Polo do Galo é voltado para o público em geral", disse. Sérgio também informou que os ingressos para o Camarote do Polo do Galo já estão esgotados.

Montagem do Camarote do Galo começa este domingo (14)Montagem do Camarote do Galo começa este domingo (14). Foto: Clarice Melo/ Folha de Pernambuco

Olinda
As prévias carnavalescas de Olinda também seguem a todo vapor. Este sábado, a cidade contou com ensaios e cortejos carnavalescos. Um deles foi a saída do cortejo do Samba Soul Delas, formado por um grupo de quase 100 mulheres.

A presidente do bloco, Yanka Pessoa, demonstrou estar bastante empolgada com o primeiro cortejo realizado pelo grupo em 2024.

"A gente está há 11 anos fazendo o carnaval de Olinda, e este ano a expectativa está muito grande, por causa da formação do novo local, de uma nova configuração do Samba Soul, e a gente tá apostando tudo para esse Carnaval", declarou.

A Cantora do Bloco, Aline Beltrão, também demonstrou estar entusiasmada com a chegada do carnaval. "Estamos no aquecimento do carnaval que já está batendo na porta. Vai ser muito lindo, com muita energia, com muito amor e com muita música boa", disse.

Esquema especial

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Olinda vai montar os controles de acesso de veículos na Avenida Liberdade, no acesso das ladeiras da Sé e da Misericórdia e nas Ruas 27 de Janeiro e 13 de Maio. Para isso, é recomendado que moradores apresentem um comprovante de residência para ter acesso livre a essas vias. Ainda no domingo, acontece o ensaio do Bloco do Menino da Tarde, que está completando, em 2024, 50 anos de existência.

A festa reúne diversos grupos de religião matriz africana e congrega com outros segmentos religiosos, pregando a paz e o fim da intolerância religiosa. O cortejo sai do largo do Bonfim e segue pela Ladeira da Misericórdia, Quatro Cantos, Rua do Amparo, Rua do Guadalupe, continua pela José Ramalho, Joaquim Nabuco e Armindo Moura, próximo ao supermercado Atacadão. Depois, cruza a Rodovia Estadual PE-15 e se dispersa na Rua do Congresso.

A Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano estará nas ruas do Sítio Histórico fazendo o controle dos ambulantes e organizando para que o cortejo passe de forma tranquila pelas ruas. Já a secretaria de Saúde vai disponibilizar uma ambulância para atendimentos básicos de saúde, que fica de prontidão na Praça do Carmo.

Por Yuri Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário