GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

BUSCANDO RECONHECIMENTO

Sport, Fortaleza e Ceará solicitam à CBF o reconhecimento como campeões brasileiros na década de 1960; entenda

Sport foi campeão em 1968, o Ceará em 1969 e o Fortaleza em 1970 (Foto: HAIM FERREIRA/DP)


Clubes nordestinos se baseiam nas recentes legitimações dadas pela entidade aos campeões da Taça Brasil


Na última segunda-feira (5), três gigantes nordestinos - Sport, Fortaleza e Ceará -, realizaram uma reunião no Recife, no intuito de peticionar junto à CBF o reconhecimento dos títulos da Taça Norte-Nordeste como conquistas nacionais, equivalentes ao Brasileirão.

Em conjunto com as federações de Pernambuco e do Ceará, o trio usou como argumento as recentes legitimações dadas pela entidade aos campeões da Taça Brasil (1959-1968) e Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967-1970). Caso o pedido seja acatado, passam a ser considerados campeões brasileiros: o Sport (1968), Ceará (1969) e Fortaleza (1970). 

De acordo com Evandro Carvalho, presidente da FPF, na primeira segunda-feira após o feriado de carnaval, a pauta já será enviada para a CBF para análise.

"Pedro Leonardo está à frente desta tarefa, que é nosso diretor de compliance. Eu já trouxe o relatório nesta reunião e vou apresentar ao presidente (da CBF) Ednaldo Rodrigues. Estamos trabalhando e pós-carnaval já temos uma agenda com o presidente para tratar deste assunto", explicou o cartola, em entrevista a Rádio Clube.

De acordo com a apuração do Diario de Pernambuco, os clubes têm documentações prontas, incluindo áudios de gols, arquivos de vídeos e outras comprovações factíveis para validar as conquistas.

ENTENDA AS JUSTIFICATIVAS DE SPORT, FORTALEZA E CEARÁ: 

Em 1960 foi criada a Copa Libertadores da América. Para ter representantes brasileiros, um ano antes foi criada a Taça Brasil, que durou até 1968. Em paralelo ao campeonato, também era disputado o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Rio-São Paulo) , com representantes dos dois estados.

Em 1966, no entanto, houve o incremento de times de dois clubes de Minas Gerais, dois do Rio Grande do Sul e um do Paraná, somados aos cinco do Rio de Janeiro e aos cinco de São Paulo. Com isso, quem ficasse com o título ganhava o status campeão brasileiro.

 Como as demais regiões da parte superior do Brasil foram ignoradas neste contexto, foi criada a Taça Norte-Nordeste, em 68. Uma proposta para que os campeões dos dois torneios se enfrentassem chegou a ser cogitada, mas nunca se concretizou.

 Em 2010, os títulos nacionais da Taça Brasil foram oficializados como títulos nacionais, mas também foram oficializados os títulos regionais de 1967 a 1970, com exceção justamente dos torneios Norte-Nordeste, nas quais Sport, Fortaleza e Ceará hoje pleiteiam. 


 Haim Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário