GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

CARNAVAL 2024

Veja horários e tarifas do Metrô do Recife para a folia

As 37 estações vão funcionar durante toda a festa, do Sábado de Zé pereira até a Quarta de Cinzas (14). (Foto: Wilson Maranhão/DP)


Sistema vai operar todos os dias e terá esquema diferenciado para o Galo da Madrugada

A operação do metrô está garantida para todo o período de Carnaval e com horários especiais de funcionamento.  

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) detalhou, nesta terça (6), o esquema da operação das duas linhas.

 

As 37 estações vão funcionar durante toda a festa, do Sábado de Zé pereira até a Quarta de Cinzas (14). 

 

E empresa explicou como será feita a operação dos trens, durante coletiva de imprensa, na Estação Central, no bairro de São José, área Central do Recife. 

 

Segundo a CBTU, para o desfile do Galo da Madrugada, o metrô deve transportar uma média de 500 mil foliões de todas as regiões da Região Metropolitana do Recife (RMR). 

Durante o sábado e domingo de Carnaval, somente a Linha Diesel (VLT) estará com os trabalhos suspensos. (Foto: Wilson Maranhão/DP)
Durante o sábado e domingo de Carnaval, somente a Linha Diesel (VLT) estará com os trabalhos suspensos. (Foto: Wilson Maranhão/DP)

 

Para isso acontecer, a CBTU garantiu que o funcionamento do metrô será em seu horário habitual, das 5h às 23h, com o valor da tarifa dos bilhetes fixada em R$ 4,25. 

 

Durante o sábado e domingo de Carnaval, somente a Linha Diesel (VLT) estará com os trabalhos suspensos, retornando apenas na próxima segunda (12), também das 5h às 23h. 

As demais Linhas Centro e Sul funcionarão normalmente durante todos os dias da Festa de Momo. 

  

A CBTU informou que 300 funcionários, entre maquinistas, técnicos, serviço de segurança e demais colaboradores irão atuar durante o período momesco, garantindo a operacionalidade das 37 estações do metrô. 

  

Operação Galo da Madrugada

 

Segundo a CBTU, para o desfile do Galo da Madrugada, a Linha Centro terá as Estações Recife, Joana Bezerra e Afogados abertas das 5h às 23h. 

As demais 34 estações funcionarão apenas para desembarque a partir das 13h.

Já a Linha Sul, as Estações Recife, Joana Bezerra e Largo da Paz também ficarão abertas das 5h às 23h. 

As demais estações funcionarão apenas para desembarque a partir das 13h. 

 

PIX

 

De acordo com a CBTU,  no dia do Galo da Madrugada o Metrô do Recife não estará recebendo pagamento de compra de bilhetes via PIX nas estações Recife, Joana Bezerra, Afogados, Largo da Paz, Prazeres e Cajueiro Seco. 

Nas demais estações o PIX continuará sendo recebido.

Ainda de acordo com a autarquia do metrô, os passageiros que utilizam o bilhete unitário do Metrô do Recife, ou fazem uso do Cartão Múltiplo do Metrô ou do Cartão VEM, poderão utilizá-los no dia do Galo da Madrugada.

  

Como usar o Metrô para ir ao Galo

 

De acordo com a CBTU, para utilizar o metrô como transporte para o desfile do Galo da Madrugada, será vendido o bilhete exclusivo para uso na data do maior bloco do planeta. 

  

O bilhete poderá ser comprado em bilheterias especiais, montadas nas estações: Recife, Joana Bezerra, Afogados, Largo da Paz, Prazeres e Cajueiro Seco.

  

Segundo a superintendente da CBTU Recife, Marcela Campos, não será permitido a entrada nas estações de materiais de grande volume, como isopores, carrinhos de mão, entre outros objetos que atrapalhem o fluxo de passageiros nas 37 estações. 

  

“No dia do Galo, que é um dia atípico, a nossa operação do metrô tem a responsabilidade de ser o único modal de transporte que traz o folião diretamente para o desfile. Então, temos a previsão de atuar com mais de 300 funcionários. Além disso, não permitiremos o acesso de grandes volumes, vasilhames de vidro e grandes isopores que geram problemas operacionais. Normalmente, já temos problemas com grande volumes e ambulantes, mas neste dia reforçamos a fiscalização realizando um pente fino para não haver ocorrências”, disse a superintendente. 

 

Juizado do Folião

  

Segundo a CBTU, durante o desfile do Galo, os passageiros poderão contar com o Juizado do Folião, presente na Estação Recife. 

“A força-tarefa é de extrema importância para que a população se sinta mais segura durante o Carnaval do Recife. Composta por diversas entidades que trabalham em conjunto, o Juizado tem o objetivo de resolver eventuais problemas e garantir a segurança e direitos do folião. A unidade atenderá ocorrências que envolvam crimes de menor potencial ofensivo”, disse a autarquia do metrô por meio de nota. 

  

O juizado será formado por representantes da Secretaria de Defesa Social (SDS); Polícia Militar; Polícia Civil; Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Adolescente; Tribunal de Justiça de Pernambuco; Instituto de Medicina Legal (IML); Instituto de Criminalística (IC); Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB); Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário