GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 18 de fevereiro de 2024

QUEIXA-CRIME CONTRA LULA

Novo abre queixa-crime contra Lula por doação a ONG palestina

Lula Foto: PR/Ricardo Stuckert


Agência sofreu bloqueio financeiro após acusações de ligação com o Hamas



O Partido Novo decidiu apresentar uma queixa-crime contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após o chefe do executivo brasileiro ter prometido que doaria dinheiro a Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA). A ONG é acusada de ter funcionários ligados ao grupo terrorista Hamas.

– O Novo vê este ato do presidente Lula com preocupação, pois no momento em que os maiores doadores da Agência retiram suas doações por suspeita de apoio ao Hamas, o Brasil sinalizar um aumento mostra para toda a comunidade internacional que somos cúmplices do terrorismo – disse Carolina Sponza, advogada da sigla.

Para o Novo, o petista “incorreu na prática do terrorismo por oferecer, solicitar e investir para obtenção de recurso financeiro, com finalidade de financiar a entidade”.

O discurso de Lula aconteceu no dia 8 de fevereiro, na embaixada palestina em Brasília. A agência, que pertence a Organização das Nações Unidas (ONU), se envolveu em polêmica depois que 12 funcionários da ONG foram acusados de estarem envolvidos no ataque do Hamas a Israel, em outubro de 2023, que desencadeou a guerra que acontece até hoje.

Após o assunto vir à tona, diversos países suspenderam as ajudas financeiras que davam a UNRWA. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu o fim do bloqueio financeiro a agência que, de acordo com ele, fornece ajuda na Faixa de Gaza.

Guterres também disse que nove das pessoas envolvidas foram demitidas, uma foi dada como morta e, as demais, estão em processo de identificação. Ele também afirmou que foi aberta uma investigação para apurar o caso.

Mayara Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário