GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

REPERCUSSÃO COM A MORTE DO TURISTA

Raquel Lyra se pronuncia sobre assassinato de turista após assalto em Boa Viagem

Talles de Couto não resistiu aos ferimentos causados por golpes de faca após assalto na madrugada desta quarta (14), em Boa Viagem (Foto: Arquivo Pessoal )


A chefe do Executivo foi questionada por jornalistas, na tarde desta quarta (14), durante a missa que participou que marcou o início da Campanha da Fraternidade 2024

A governadora do Estado, Raquel Lyra (PSDB), se pronunciou pela primeira vez sobre a morte de um turista do Rio de Janeiro (RJ) que foi morto após ser esfaqueado durante um assalto, na Zona Sul do Recife.  

A chefe do Executivo foi questionada por jornalistas, na tarde desta quarta (14), durante a missa que participou que marcou o início da Campanha da Fraternidade 2024. 

 

O turista Talles de Couto Lemgruber Kropf, de 35 anos, morreu ao não resistiu aos ferimentos causados por golpes de faca durante a abordagem criminosa ocorrida na madrugada desta quarta, em Boa Viagem. ,

 

"Inicialmente lamentar e prestar minha solidariedade à família que veio a Pernambuco e, infelizmente, teve a vida ceifada. Estamos com toda a equipe da Secretaria de Defesa Social fazendo a investigação para garantir a prisão de quem efetuou esse crime bárbaro", disse a governadora, em entrevista à imprensa. 

 

Ainda segundo Lyra, “a gente vai trabalhar para resolver, voltando aqui ao caso, do turista carioca para prender de fato quem cometeu o crime”, destacou ela. 

Governadora Raquel Lyra (PSDB) em entrevista coletiva à Imprensa  (Foto: Ruan Pablo/DP)
Governadora Raquel Lyra (PSDB) em entrevista coletiva à Imprensa (Foto: Ruan Pablo/DP)

Ainda de acordo com a gestora, nesta quinta (15), a Secretaria de Defesa Social (SDS) irá apresentar o balanço da segurança do Carnaval 2024 em coletiva à Imprensa. 

 

Como foi

 

Por meio de nota, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) informou que o turista teria saído de uma festa em Olinda para ir a um bar próximo de onde estava hospedado em Boa Viagem, quando foi assaltado e ao reagir, foi atingido por golpes de arma branca. 

 

Talles de Couto chegou a ser levado pelos amigos até uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos. A Polícia Civil informou que “o fato já está em investigação e segue até a completa elucidação do ocorrido”.

 

Violência nos principais polos do carnaval do estado

 

O início do carnaval em Pernambuco foi marcado pela violência. No primeiro dia de festa, na última quinta-feira (8), um homem morreu e outro ficou ferido durante uma tentativa de assalto em Olinda. 

 

Segundo informações extraoficiais, um militar do Exército reagiu a uma tentativa de assalto e baleou os criminosos O caso aconteceu na Rua Prudente de Moraes, a 500 metros do palco principal onde era realizada a festa de abertura da folia.

 

A Polícia Militar confirmou que foi acionada e encontrou os dois homens caídos no chão. 

 

Na manhã do dia seguinte, um turista de 52 anos foi esfaqueado durante uma tentativa de assalto na na Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife. Ferido no peito, o homem foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. A vítima já recebeu alta.

 

No domingo (11), um criminoso fantasiado de papangu entrou em uma loja de conveniência no Varadouro e atirou contra um homem que estava de costas. A vítima tinha 34 anos e morreu no local, já o autor do homicídio conseguiu fugir.

 

Janeiro com aumento no índice de homicídios 

 

Uma média de 11 assassinatos por dia em Pernambuco. Esse foi o resultado da série histórica de homicídios registrada em janeiro deste ano. 

 

A média equivale aos 359 casos de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) compreendidos nos 31 dias do primeiro mês de 2024.  

 

O número supera a série de ocorrências de 2023, quando em 365 dias foram contabilizados 3.623 casos, o que compreende a uma média de 9.9 assassinatos por dia no Estado. 

 O site oficial da Secretaria de Defesa Social (SDS) publicou,  no dia 6 de janeiro,, os dados que apontam que o registro é de 359 assassinatos. 

 

Se comparado com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 24,2%, quando em janeiro de 2023 foram contabilizados 289 casos. 

 

Além disso, o total de homicídios registrados em janeiro deste ano superou toda a série histórica de casos em cada um dos 12 meses de 2023. 

 

O  pior resultado daquele ano foi o mês de dezembro, que contabilizou 344 homicídios

 

Se comparado os dois períodos, o aumento foi de 4,3%. Segundo os dados da SDS, em janeiro deste ano, o Interior do Estado liderou o número de assassinatos nas demais regiões do Estado. 

 

No interior, foram contabilizadas 161 ocorrências. Já na Região Metropolitana do Recife (RMR) foram registrados 120 assassinatos. 

 

A capital pernambucana ficou na terceira posição do ranking de casos por região com o total de 78 ocorrências. 

 

Se comparado com o mesmo período de 2023, o aumento de casos no Recife foi de 85,7%, quando foram contabilizados 42 MVIs. 


Por: Wilson Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário