GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 2 de março de 2024

MENINGITE

Pernambuco registra primeira morte por meningite; vítima foi criança de 7 anos

A princípio, a criança foi para uma policlínica do Recife e depois encaminhada para o Imip (Foto: João Velozo/Arquivo DP)


A menina morava no bairro do Ibura e apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 15 de janeiro

Pernambuco registrou a primeira morte por meningite em 2024. A paciente era uma menina de apenas 7 anos de idade que morava no bairro do Ibura, no Recife, Ela morreu no dia 17 de janeiro após desenvolver diversos sintomas da doença. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Recife nesta sexta-feira (1º).

A criança apresentou os primeiros sintomas no dia 15 de janeiro, entre eles cefaleia, dor abdominal, febre, sufusões hemorrágicas e vômitos. A princípio, ela foi para uma policlínica do Recife e depois encaminhada para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), onde foi diagnosticada com meningococcemia, uma infecção generalizada, sorotipo C.

De acordo com a nota divulgada pela Secretaria de Saúde, a menina estava com o cartão de vacina em dia.  A pasta ainda informou que acompanhou as pessoas que tiveram contato com a criança para identificar possíveis sintomas.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A principal função destas membranas é proteger o cérebro e o sistema nervoso. Quando um paciente é diagnosticado com meningite, é porque essa membrana está inflamada e precisa ser tratada.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre as principais vacinas para prevenir a meningite estão:

  • Vacina meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
  • Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.
  • Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
  • Meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
  • Meningocócica ACWY (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A,C,W e Y.

Nenhum comentário:

Postar um comentário