GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 15 de abril de 2024

PAPELÃO DO GOVERNO LULA

Itamaraty se diz ‘preocupado’, mas não condena ataque

Chanceler Mauro Vieira (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil).


Governo brasileiro não manifestou repudio ao ataque


Nota divulgada pelo Itamaraty sobre os ataques do Irã contra Israel não traz qualquer manifestação de repúdio contra a violência iraniana contra os israelenses.

O documento fala em preocupação e a possibilidade de o conflito se alastrar e envolver outros países da região, mas sem condenar o ataque iraniano.

Veja abaixo a nota na íntegra:

O Governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel, deixando em alerta países vizinhos como Jordânia e Síria.

Desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o Governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã.

O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada.

Em vista dos últimos acontecimentos no Oriente Médio, o Ministério das Relações Exteriores orienta os brasileiros que evitem viagens não essenciais à região, em particular a Israel, Palestina, Líbano, Síria, Jordânia, Iraque e Irã e que os nacionais que já estejam naqueles países sigam as orientações divulgadas nos sítios eletrônicos e mídias sociais das embaixadas brasileiras.

O Itamaraty vem monitorando a situação dos brasileiros na região, em particular em Israel, Palestina e Líbano desde outubro passado.

Rodrigo Vilela


Nenhum comentário:

Postar um comentário