GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 8 de maio de 2024

CHUVAS NO RIO GRANDE DO SUL

CBF adia jogos de gaúchos, mas não vai paralisar calendário do futebol

Estádio Beira-Rio, casa do Internacional, totalmente alagado (Foto: ANSELMO CUNHA / AFP)


CBF decidiu pela suspensão de jogos de times do RS, como mandantes e visitantes, em todas as divisões. Outras partidas estão mantidas


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não vai paralisar o calendário nacional de competições, apesar da movimentação de alguns clubes e atletas neste sentido por causa da tragédia que atinge o Rio Grande do Sul. A entidade divulgou um comunicado na tarde desta terça-feira informando que partidas que envolvam times gaúchos, seja como mandantes ou como visitantes até o dia 27 de maio, em todas as categorias do futebol brasileiro, estão adiadas. Ao todo, serão 42 partidas impactadas - as novas datas ainda devem ser definidas.

A medida afeta as quatro divisões do Campeonato Brasileiro masculino (A, B, C e D), o Brasileirão Feminino (A1, A2 e A3), a Copa do Brasil, e o Brasileirão Sub-20 masculino e feminino. A CBF atendeu a um pedido feito nesta segunda-feira pela Federação Gaúcha de Futebol.

Na semana passada, a entidade suspendeu jogos de times do estado no fim de semana aguardando a evolução da situação das chuvas. Mas o cenário não tem melhorado, com a quantidade de vítimas fatais crescendo diariamente.

Na Série A, da qual participam Grêmio, Internacional e Juventude, três jogos que aconteceriam no último fim de semana já foram afetados. A próxima rodada do Brasileirão tem início no próximo fim de semana. Inter e Juventude se enfrentariam em um clássico estadual na segunda-feira (13/5), e o Grêmio entraria em campo no sábado, contra o Atlético-MG.

Isso porque o meio da semana tem jogos de competições continentais, e há gaúchos na disputa. O Grêmio deveria jogar nesta quarta-feira (8/5), contra o Huachipato, no Chile, pela Libertadores. Já o Inter entraria em campo na terça-feira (7/5) contra o Real Tomayapo, na Bolívia, pela Copa Sul-Americana. Mas a Conmebol também suspendeu as partidas.

Os estádios de Grêmio e Internacional ainda ficaram completamente inundados. E atletas dos clubes e também de outras modalidades têm se unido a correntes em apoio às vítimas da tragédia.
 
Adiamento não afeta os clubes pernambucanos 

A medida, por enquanto, não altera jogos dos pernambucanos no Brasileiro masculino. O Náutico teve partida pela Série C adiada do último sábado (04) contra o Ypiranga, já em razão das enchentes. O novo adiamento de partidas para times gaúchos, não afetará novamente o clube, isso porque o alvirrubro só enfrentará uma equipe gaúcha no dia 3 de junho, contra o São José-RS fora de casa pela sétima rodada.

O Sport não será afetado, já que na Série B não conta com a participação de equipes gaúchas nessa edição. O mesmo para Retrô e Petrolina na Série D, já que a primeira fase é disputa regionalizada, com apenas duelos nordestinos para a Fênix e a Fera Sertaneja. 
 
FEMININO
 
No Campeonato Brasileiro Feminino A2, o Sport está no Grupo B e não enfrenta nenhuma equipe gaúcha. Na Série A3, o Náutico foi eliminado na 1ª fase.  
 
Total de partidas adiadas por competição

8 jogos da Série A

7 jogos da Série C

6 jogos da Série D

4 jogos da Copa do Brasil

4 jogos do Feminino A1

3 jogos do Feminino A2

1 jogo do Feminino A3

4 jogos do sub-20 Masculino

5 jogos do sub-20 Feminino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário