GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 6 de maio de 2024

CONTINUEM FAZENDO O "L"

Professores e técnicos das federais de Pernambuco realizam ação em defesa da educação

No ato, também participaram embarcações com faixas alusivas ao movimento das categorias (Foto: Sidney B. Carneiro e Jéssica Bernardo/Adufepe/Divulgação)


No Marco Zero, ato contou com aulas públicas, barqueada e maracatu

Os professores, técnicos-administrativos e estudantes das instituições federais de Pernambuco realizaram, na tarde deste domingo (05), uma ação para conscientizar a sociedade sobre a greve dos profissionais das Instituições Federais de Ensino Técnico e Superior (Ifes) no Estado. A atividade aconteceu no Marco Zero, no bairro do Recife.


A programação do evento contou com aulas públicas, apresentação do maracatu de baque virado Afojubá, peça teatral, perna de pau e até embarcações com faixas alusivas ao movimento das categorias.

 

Os professores da UFPE iniciaram a greve desde 22 de abril. Por meio da paralisação, a categoria reivindica o reajuste salarial, a recomposição orçamentária da instituição, a melhoria nas condições de trabalho e reestruturação da carreira de docentes e técnicos-administrativos.

 

Teresa Lopes, presidenta da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) (Foto: Sidney B. Carneiro e Jéssica Bernardo/Adufepe/Divulgação)
Teresa Lopes, presidenta da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) (Foto: Sidney B. Carneiro e Jéssica Bernardo/Adufepe/Divulgação)

 

A presidenta da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe), Teresa Lopes, destacou a importância da união da UFPE, UFRPE, IFs, sindicatos e integrantes do movimento estudantil nesse movimento. “A gente unificou a nossa luta, mostrando para a sociedade que não é só uma questão da recomposição salarial, é pela valorização do servidor público e recomposição do orçamento da Universidade Federal. E principalmente, pela melhoria da qualidade e da permanência do estudante no campus hoje, que está extremamente precarizado”, disse.

 

O ato foi organizado pela Adufepe, além da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe), os Sindicatos dos Servidores Técnico-Administrativos da UFPE e da UFRPE (Sintufepe) e o Sindicato dos Servidores dos Institutos Federais de Pernambuco (Sindisifpe).


DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário