GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 5 de julho de 2024

SAÚDE

Com estoque baixo, Banco de Leite Humano do HC precisa de doações

                                        Banco de Leite do HC precisa e doações (Foto: Arquivo)

 

Em média, cerca de 30 bebês são beneficiados mensalmente com o leite materno oriundo de doações
 
O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está com o estoque baixo. 
 
Diante do quadro, os funcionários alertam para a necessidade de doações. 
 
O apelo tem o objetivo de sensibilizar mães lactantes que podem contribuir na alimentação dos recém-nascidos prematuros internados na UTI Neonatal do hospital. 
 
Com o volume atual, o banco só tem condições de atender a demanda por mais 10 dias.
 
Segundo a unidade, em média, cerca de 30 bebês são atendidos mensalmente pelas doações. Só no último mês, foram 42 beneficiados. 
 
"Os bebês prematuros, que têm o seu sistema digestivo e imunológico imaturo, ficam mais susceptíveis a infecções, aumentando o tempo de internação e o risco de sepses e mortalidade deles. Bebês alimentados com leite humano aceitam melhor esse alimento,  é específico para eles, se recuperam mais rápido, estão mais protegidos contra infecções, entre outros benefícios", explica a enfermeira do BLH, Natália Coutinho.
 
Como doar
 
Para poder doar, a mãe lactante interessada precisa se cadastrar no BLH, estar saudável, com exames pré-natal atualizados. Ela receberá todas as orientações de como recolher e armazenar o leite materno, além de receber as embalagens de vidro para a coleta.
 
Semanalmente, o material coletado será recolhido na residência da doadora e passará por etapas de congelamento, identificação e conservação.
 
"Seu leite é precioso e além de nutrir com alimento, proteção e afeto o seu bebê, tem um grande valor para a manutenção da vida dos bebês prematuros internados na UTI do nosso serviço", complementa Natália, como estímulo para as mães lactantes interessadas em ser doadoras do BLH.
 
Etapas 

Fale com o BLH do HC
Telefone: (81) 2126.3831
Local: 9º andar, ala norte do hospital
 
Faça o cadastro de doadora
É preciso estar saudável e apresentar exames do pré-natal atualizados.
 
Receba vidros e orientações
Serão entregues no domicílio materiais para início da coleta de leite.
 
Sobre a coleta da doação
Semanalmente, o leite doado é recolhido no domicílio, devidamente conservado, congelado e identificado.
 
Rede
 
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 
 
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário