GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

DENGUE

Recife capacita profissionais para atuar no combate à dengue

Até o dia 17 de fevereiro, foram notificados 422 casos suspeitos de arboviroses na cidade, sendo 291 casos de dengue, 122 de chikungunya e 9 de zika (Foto: Pixabay)


Mais de 300 profissionais da rede municipal serão capacitados, nesta quarta-feira (28), para assistência a pacientes acometidos por arboviroses

A Secretaria de Saúde de Recife (Sesau) vai promover uma capacitação para mais de 300 profissionais da rede municipal que atuarão com pacientes que desenvolveram doenças como dengue, zika e chikungunya. O evento será realizado nesta quarta-feira (28) a partir das 14h no auditório da Unit Recife, no bairro da Imbiribeira.

Entre os profissionais presentes no curso estão médicos e enfermeiros de unidades de saúde da família, unidades básicas tradicionais, policlínicas e hospitais, além dos distritos sanitários vinculados à Prefeitura do Recife. 

O encontro irá expor o atual cenário epidemiológico da capital, assim como ações em curso para prevenção e enfrentamento das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

“Temos um cenário com tendência de aumento das arboviroses, como estamos acompanhando em vários estados. No Recife, temos um conjunto permanente de ações ao longo de todo ano, com visita a imóveis, campanhas de conscientização, qualificação e ampliação das unidades e capacitação dos profissionais.  Este ano, temos algumas novidades, a exemplo da ativação do Atende em Casa no início de março, para o monitoramento e acompanhamento de pacientes com dengue, de forma online e com comodidade, como fizemos durante a epidemia de Covid-19. Porém, é preciso que a população faça sua parte, eliminando os criadouros de mosquito, que estão, em mais de 80% dos casos, dentro das residências”, explica a secretária de saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Um dos objetivos do curso é informar os profissionais sobre a notificação, diagnóstico e manejo clínico da dengue e outras arboviroses, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. 

De acordo com a pasta, apenas este ano, mais de 1.200 profissionais foram capacitados com atualizações sobre arboviroses, notificação de casos e controle ambiental.

A capacitação será feita após a Secretaria de Saúde constatar que, até o dia 17 de fevereiro, foram notificados 422 casos suspeitos de arboviroses na cidade, sendo 291 casos de dengue, 122 de chikungunya e 9 de zika. 

Combate às arboviroses

Os moradores da capital podem denunciar possíveis focos de mosquito através da Ouvidoria do SUS pelo telefone  0800.281.1520, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

As denúncias ainda podem ser feitas no app Conecta Recife, na plataforma Denunciar Foco de Dengue, ou no site da Prefeitura do Recife, em qualquer horário.

O mosquito Aedes aegypti precisa de água parada para se reproduzir. Então, é fundamental eliminar qualquer possível criadouro em sua casa e no entorno. Algumas dicas importantes são cobrir pneus e garrafas, vedar bem os sacos de lixo, manter caixas d'água, tonéis e outros recipientes de armazenamento de água devidamente tampados e limpar, regularmente, calhas, ralos e outros locais que possam acumular água. 

E, em caso de sintomas como febre, dor no corpo, manchas na pele e coceira, procurar a sua unidade de saúde, evitando a automedicação.

Por: Adelmo Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário