GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 29 de setembro de 2020

INDICAÇÃO RÁPIDA

Bolsonaro deve indicar logo o ministro sucessor de Celso de Mello no STF


O presidente Jair Bolsonaro deve intensificar os contatos para a indicação do substituto do ministro Celso de Mello, que decidiu antecipar a aposentadoria no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Ele deveria deixar a corte no dia 1º de novembro, quando completa 75 anos, mas por razões de saúde vai sair 20 dias antes, em 13 de outubro. 

Bolsonaro já disse que o novo ministro terá perfil conservador e deve tomar uma decisão rápida. O indicado ainda terá que ser sabatinado em uma comissão do Senado e aprovado pela maioria em votação no plenário.

Até agora, segundo a grande mídia, os nomes mais cotados para a vaga são Jorge Oliveira, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República; André Mendonça, ministro da Justiça; José Levi, chefe da Advocacia Geral da União; Augusto Aras, procurador-geral da República; o ministro do STJ João Octávio de Noronha; e o ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra Martins Filho.

“Eu, particularmente, não colocaria nenhum desses nomes. A grande mídia coloca esses nomes e fica repetindo eles para que possa ir entrando na cabeça das pessoas e ir se acostumando”, comentou Daniel Lemos. Disse, ainda: “o ministro, de fato, precisa ter douto saber jurídico, ter escrito livros, ter um currículo que realmente seja reconhecido”, por exemplo.

Respondendo uma fala de Celso de Mello, Lemos também disse na sua conta de Twitter que, “para haver cidadãos livres é preciso juízes íntegros, independentes, discretos, ‘não ser politiqueiro nas decisões judiciais, menos intervencionista em outro poder da República, não dado a vinho/espumante e que não goste de lagosta’, Celso”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário