GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 28 de setembro de 2021

SISU

UFPE ofertará 7.012 vagas para graduação presencial em 2022; 40 a mais do que em 2021

Ao todo, a instituição ofertará 7.012 vagas no Processo Seletivo UFPE/Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022 para ingresso em 105 cursos de graduação



No processo seletivo para os cursos de graduação presencial da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2022, serão ofertadas 40 vagas a mais que no processo anterior.

Ao todo, a instituição ofertará 7.012 vagas no Processo Seletivo UFPE/Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022 para ingresso em 105 cursos de graduação. As novas 40 vagas são destinadas ao novo curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), a ser oferecido no campus Caruaru.

A mudança no quantitativo total foi aprovada na última sexta-feira (24), pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), durante reunião remota.

Também foram aprovados pesos, notas mínimas e a reafirmação do Argumento de Inclusão Regional a serem aplicados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que será utilizado para a seleção do próximo ano. 

Na universidade, as vagas serão divididas da seguinte forma: 5.522 vagas no campus Recife; 1.060 vagas no campus Caruaru e 430 vagas no campus Vitória. Metade do quantitativo total será reservada às cotas. 

Para a seleção da UFPE, serão utilizadas integralmente as notas nas provas do Enem 2021. A nota final, para efeito de classificação, será obtida por uma média ponderada das notas das provas objetivas e da prova de redação, de acordo com os pesos estabelecidos pela Universidade. 

As normas para inscrição no Processo Seletivo UFPE/Sisu 2022 serão estabelecidas em editais complementares da Universidade. Já o cronograma do Sisu 2022 será definido pelo MEC e divulgado pelo ministério e pela UFPE.

Não participarão do Processo Seletivo UFPE/Sisu 2022 os cursos presenciais de Música/Canto – Bacharelado, Música/Instrumento – Bacharelado, Música/Licenciatura, Dança/Licenciatura, Letras Língua Brasileira de Sinais Libras/Licenciatura e Licenciatura Intercultural Indígena. Esses serão regidos por resolução específica, em consonância com o parágrafo único, artigo 5º, da Portaria Normativa MEC n° 21/2012.

As resoluções aprovadas pelo Cepe sobre o Processo Seletivo UFPE/Sisu 2022 serão publicadas no Boletim Oficial da UFPE em breve.

Engenharias 

No campus Recife, os candidatos classificados no conjunto Engenharias CTG (Recife), via Processo Seletivo UFPE/Sisu 2022, ingressarão no primeiro ano do ciclo básico dos cursos, devendo, no decorrer do segundo semestre letivo, fazer a escolha definitiva por um dos cursos.

Fazem parte das Engenharias CTG (Recife) os seguintes cursos: Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Energia; Engenharia Eletrônica; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Materiais; Engenharia Naval; Engenharia Química; e Engenharia de Telecomunicações.

Inclusão Regional 

O Argumento de Inclusão Regional foi aprovado para todos os cursos presenciais dos campi Caruaru e Vitória e para o curso de Medicina do campus Recife. Ele funciona para estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais no Estado de Pernambuco.

Nessa condição, para efeito de classificação, haverá os seguintes acréscimos na nota final do Enem: 10% para os cursos de Vitória e Caruaru, aos candidatos que tiverem cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata e do Agreste pernambucanos; 7% para o curso de Medicina do campus Recife, aos candidatos que tiverem cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais em Pernambuco; e 3% para os cursos de Vitória e Caruaru, aos candidatos que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do Ensino Médio nas escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata e do Agreste pernambucanos, e para o curso de Medicina do campus Recife, aos candidatos que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do Ensino Médio nas escolas regulares e presenciais em Pernambuco. 

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário