GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

PRONUNCIAMENTO DO PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA

Aras: ‘Manifestações do 7 de Setembro foram expressão de uma sociedade plural e aberta’

Procurador-geral da República, Augusto Aras, durante durante sessão plenária do STF | Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF


'Acompanhamos ontem uma festa cívica, com manifestações pacíficas', destacou o procurador-geral da República

O procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou nesta quarta-feira, 8, em sessão do Supremo Tribunal Federal, que o Brasil acompanhou no 7 de Setembro uma festa cívica, com manifestações pacíficas e ordeiras. Ele disse que os atos foram uma expressão de uma sociedade plural e aberta, característica de um regime democrático.

Em tom diferente, o presidente da Corte, Luiz Fux, afirmou que o Supremo “jamais aceitará ameaças à sua independência, nem intimidações ao exercício regular de suas funções”. “Ninguém fechará esta Corte”, garantiu o magistrado.

“A independência entre os Poderes pressupõe harmonia. Sem esta, o equilíbrio transfigura-se em conflito permanente”, disse o procurador.

Aras também afirmou que a voz da rua é a voz da liberdade e do povo, mas ponderou: “A voz das instituições, que funcionam a partir das escolhas legítimas do povo e de seus representantes, também é a voz da liberdade”.

O procurador-geral disse que a Constituição de 1988 prevê que discordâncias, sejam políticas sejam processuais, devem ser tratadas com “civismo e respeitando o devido processo legal e constitucional”.

“Nós amamos a democracia, pois nela floresce a liberdade, com a qual tantos sonharam e pela qual tantos se sacrificaram. É na democracia que mulheres e homens livres se realizam em sua existência”, afirmou.

Afonso Marangoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário