GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 7 de março de 2020

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Atos no Recife marcam Dia Internacional de Luta das Mulheres

Ato no Dia Internacional de Luta das MulheresFoto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco


Programação, construída por cerca de 50 coletivos e organizações diversas, chama atenção para direitos, opressões, violências e desigualdades que as atingem

Neste domingo (8), mulheres de todo o mundo se unem em manifestações do Dia Internacional de Luta das Mulheres e se mobilizam para reivindicar direitos e chamar atenção para as opressões, violências e desigualdades que as atingem. No Recife, a data histórica ganha realce com o prolongamento dos atos, que neste ano acontecem tanto no centro como em bairros da periferia, em dois dias: domingo e segunda-feira (9).

Com o tema “Feministas contra a violência do estado racista, patriarcal e capitalista”, mulheres recifenses se unem em defesa de seus direitos e da vida. "É o dia de colocar a força das mulheres nas ruas. É a chance que temos de deixar evidentes situações que são tão naturalizadas, como os menores salários, maior informalidade apesar da nossa maior qualificação, o feminicídio, todos esses silêncios e tabus. Dados que estão gritando na nossa sociedade", disse Elisa Maria, militante da Marcha Mundial das Mulheres de Pernambuco.


Domingo haverá ações descentralizadas nos bairros do Ibura, Morro da Conceição, Nova Descoberta e Brasília Teimosa. Entre as atividades planejadas para este dia estão apresentações de maracatu, hip hop, panfletagens, oficinas e tribuna livre. Já na segunda é a vez da passeata. A manifestação terá início às 13h, com concentração no Parque 13 de Maio, onde serão realizadas rodas de diálogo sobre racismo, patriarcado e anticapitalismo, e seguirá em marcha a partir das 16h30, com destino ao Pátio do Carmo.

Na ocasião, três intervenções artísticas serão realizadas ao longo do percurso. A apoteose também contará com apresentações artísticas das batucadas de mulheres presentes. "Neste ano está sendo bem interessante a construção de colocar tanto esforço não em um só dia, mas em dois. Mas, na verdade, a gente vem fazendo a luta constantemente e as mulheres em geral, organizadas ou não, estão resistindo de uma forma ou outra por uma questão de sobrevivência o ano inteiro", disse Elisa Maria.

Apesar de muitas pessoas considerarem o 8 de março uma data de homenagens às mulheres, a data tem raízes históricas mais profundas e sérias. Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20 e é cada vez mais lembrado como um dia para reivindicar igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo.

Outras ações
Para celebrar a força da mulher recifense neste domingo (8), a Prefeitura do Recife preparou uma série de ações para o combate à violência contra a mulher, bem como ações de bem estar e culturais. Entre as atividades estão um bate-papo com a médica ginecologista natural e obstetra humanizada Berta Brunet. O evento acontece no Econúcleo do Parque da Jaqueira, a partir das 10h. Haverá diversas outras ações ao longo do mês. A programação completa pode ser vista no site da Prefeitura.


DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário