GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 26 de março de 2020

FALTA DE VACINA

Recife, Olinda e Jaboatão suspendem campanha contra gripe



O Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes suspenderam a campanha contra a gripe devido ao esgotamento das vacinas. De acordo com as administrações municipais, a situação só deverá ser normalizada com o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde. A primeira fase da campanha ocorre até o dia 15 de abril.
Anteriormente, várias cidades do Grande Recife montaram esquemas especiais de vacinação, devido à alta procura pela imunização. A primeira fase da campanha é voltada a idosos e os profissionais de saúde, de acordo com as diretrizes do programa nacional.
Na capital pernambucana, foram vacinadas 130 mil pessoas, nos três primeiros dias da campanha. Isso equivale a metade da população que deveria ser vacinada na primeira fase. Segundo a gestão municipal, a procura dos idosos pela vacinação excedeu todas as expectativas e as novas doses devem ser recebidas até a sexta (27).
As vacinas remanescentes do primeiro lote serão usadas para vacinar os idosos acamados. Foram montados pontos de vacinação no esquema de "drive thru", em que a população não precisa descer do veículo para ser vacinada. Eles ficam no Shopping Rio Mar e no Parque da Macaxeira. Também há 40 creches, escolas municipais e clubes onde o público pode ir.
Em Jaboatão, foi montado um esquema de "drive-thru", no Shopping Guararapes, para que os idosos e profissionais de saúde sequer precisassem sair dos carros para se vacinar. Foram aplicadas, desde a segunda-feira (23), 51 mil doses da imunização.
A meta da cidade, que tem a segunda maior população de Pernambuco, é de imunizar 75 mil pessoas na primeira fase da campanha. Na cidade, há mais de 100 pontos de vacinação, segundo a gestão municipal.
Em Olinda, a Secretaria de Saúde municipal informou que foi obrigada a suspender a imunização "porque o estoque de vacina chegou ao fim". O município afirmou, ainda, que "retomará o trabalho assim que a Secretaria Estadual de Saúde repassar uma nova remessa oriunda do Ministério da Saúde".
Em Paulista, a campanha já tinha sido suspensa desde segunda (23). Segundo a prefeitura, a a decisão foi motivada por falta de insumos.
A administração municipal alegou que "o lote com 16 mil doses enviado pelo Ministério da Saúde não foi suficiente para a grande procura". Ainda não existe data para a campanha ser retomada, de acordo com o município.
No site, a prefeitura informou que "por conta do número insuficiente de doses que chegaram ao município, disponibilizadas pelo governo federal, e da alta procura pela vacina do H1N1, a saúde de Paulista irá interromper temporariamente a campanha de vacinação e aguardar que cheguem as doses do Ministério da Saúde. Assim que for restabelecido o abastecimento, serão divulgadas novas datas".

Por G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário