GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 11 de maio de 2020

VACINA CONTRA GRIPE

Recife e Região Metropolitana iniciam nova fase da campanha de vacinação contra gripe nesta segunda

Vacinação contra gripe em criançaFoto: Ikamahã/divulgação/Sesau


O público-alvo desta etapa são crianças de seis meses até seis anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias. Também estão contemplados num segundo momento adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas

Recife e Região Metropolitana iniciam nesta segunda-feira (11) mais uma fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe. Nesta, que é a terceira, o público-alvo são as crianças de seis meses até seis anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e mães no pós-parto.

Na capital pernambucana, a vacinação vai ocorrer das 8h às 17h em mais de 130 postos de saúde da cidade - confira os endereços dos postos. A primeira etapa desta fase final ocorre até a próxima sexta-feira (15). A segunda etapa terá início no dia 18 de maio e vai até 5 de junho, quando serão vacinados adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

Até o momento, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) vacinou cerca de 320 mil pessoas contra gripe este ano, sendo 215 mil idosos (118%, ultrapassando a meta de 90%) e mais de 68 mil profissionais de saúde da cidade (108% do total, também superando a meta de 90%), além de outras 35 mil pessoas do grupo prioritário da segunda fase.


Na próxima quarta-feira (13), a Sesau vai disponibilizar um ponto de vacinação em esquema de drive thru exclusivamente para as pessoas com deficiência, no Shopping RioMar, no Pina, na Zona Sul do Recife. A ideia é que as pessoas possam se vacinar sem sair do veículo. Além desse ponto, as pessoas com deficiência também podem ser atendidas em qualquer uma das mais de 130 salas de vacinação da Prefeitura do Recife. Já os acamados receberão a dose em casa. Quem faz parte dos grupos prioritários das primeira e segunda fases da campanha e ainda não se vacinou pode se imunizar nesta nova etapa.

A cidade de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), disponibilizou todas as 50 unidades da rede de saúde para a vacinação, que ocorre das 8h às 17h. Apesar de destinada a crianças de seis meses a cinco anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e mães que tiveram filhos há até 45 dias, integrantes do público-alvo de fase anterior que ainda não tenha sido vacinado podem se encaminhar às unidades de saúde para receber a imunização, portando documento de identificação e cartão de vacinação.
No dia 18 de maio, começa a segunda etapa desta última fase, destinada a adultos de 55 a 59 anos e professores. Na primeira fase, a Secretaria de Saúde de Olinda ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 90%, tendo imunizado 8.807 trabalhadores da saúde (120,53%) e 48.116 idosos (107,67%). Os números da segunda fase, que foi encerrada no dia 8 de maio, ainda serão fechados.

Em Jaboatão dos Guararapes, também na RMR, a terceira fase da campanha será realizada até o próximo domingo (17). Até agora, cerca de 105 mil pessoas foram vacinadas, o que corresponde a 48,9% do público-alvo. A vacinação ocorre em todas as 100 unidades de saúde do município, além do Hospital da Aeronáutica. Para se vacinar, o usuário precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência. Puérperas precisam apresentar Certidão de Nascimento do recém-nascido e deficientes precisam apresentar laudo ou prescrição médica caso a deficiência não seja visível.

Já no município do Paulista, também na RMR, a imunização será dividida em quatro fases: entre esta segunda à próxima sexta-feira (15), o público-alvo são as crianças de seis meses e menores de seis anos, gestantes e puérperas; entre os dias 18, 19 e 20 de maio, as pessoas com deficiência; de 21 a 25 de maio, será a vez dos professores da rede pública e privada e, de 26 a 29 de maio, os adultos de 55 a 59 anos de idade. A vacinação acontecerá nos postos de saúde indicados pela coordenação municipal do Programa Nacional de Imunização, no horário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.



Por: Marjourie Corrêa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário