GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

MINISTÉRIO SA SAÚDE

"Não dá para o Ministério da Saúde se responsabilizar por condutas tomadas fora das recomendações sanitárias do País", diz Queiroga



Governador de Sãqo Paulo disse que continuará vacinando grupos não previstos no PNI



Em entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira (16) em Brasília, o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, foi direto no recado aos governadores e prefeitos brasileiros: "Sigam o PNI (Programa Nacional de Imunizações)".

Queiroga foi categórico em dizer que o ministério da Saúde não vai se responsabilizar por decisões de governadores que, por conta própria, resolverem descumprir o PNI contra a covid19. "Não dá para o Ministério da Saúde se responsabilizar por condutas tomadas fora das recomendações sanitárias do País", disse.

A declaração do ministro veio no dia seguinte ao anúncio de que o Ministério da Saúde, seguindo uma orientação da OMS, e diante da falta de evidências científicas, passa a não recomendar a vacinação de adolescentes entre 12 e 18 anos contra covid19.

Queiroga ressaltou que as evidências científicas da eficácia das vacinas para adolescentes ainda está sendo construída.

Mais cedo, o Governador de São Paulo, João Dória (PSDB), em uma atitude politiqueira e irresponsável, anunciou que vai prosseguir com a vacinação para estes grupos.

A decisão de Dória pode colocar em risco a disponibilidade de vacinas para os grupos previstos para o cronograma do PNI, assim como pode comprometer a disponibilidade da segunda dose para que precisar.

Por: Pablo Fernando de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário