GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 21 de março de 2020

CORONAVÍRUS

Praias e parques ficam desertos no Grande Recife


Parques e praias do Recife e de Olinda ficaram desertos neste sábado (21), primeiro dia de cumprimento de medidas impostas por decretos estadual e municipais que proibiram aglomerações por causa da pandemia do novo coronavírus. Mais de 300 profissionais trabalham na fiscalização e na conscientização do público, segundo o Corpo de Bombeiros
"O Corpo de Bombeiros atua com outros agentes da Secretaria de Defesa Social (SDS) e Guarda Municipal. São 335 profissionais, com mais de 70 viaturas, três embarcações e um helicóptero para orientar a população", disse o Major Anderson Barros, chefe da comunicação do Corpo de Bombeiros.
Neste sábado, o secretário de Defesa Social de Pernambuco,. Antônio de Pádua Cavalcanti, reiterou que quem descumprir o decreto, assinado do na terça (17), pode sofrer punições, que vão de multa até detenção, de um mês a um ano.
As penas estão previstas no artigo 268 do Código Penal: infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.
No Recife, alguns pontos tradicionais de aglomeração, como a praia de Boa Viagem, na Zona Sul, e os parques da Jaqueira e Santana, na Zona Norte, a movimentação era bem menor do que nos fins de semana sem restrições.
O comércio informal foi proibido. Quiosques não abriram. No parque Santana, a área destinada a crianças estava isolada.
Em entrevista à TV Globo, neste sábado, o prefeito Geraldo Julio (PSB) reforçou a importância da participação da população na redução da quantidade de pessoas nas ruas.
“Não houve montagem do comércio de praia e a quantidade de pessoas está muito reduzida. Então foi já um engajamento da população importante. Se tivessem milhares de pessoas na praia, a gente teria, depois, milhares de pessoas doentes, com coronavírus ,e que naturalmente iriam precisar do sistema e saúde logo depois”, alertou.
Além da proibição da montagem do comércio, o decreto do Governo de Pernambuco também prevê medidas com a interdição de alguns equipamentos de atividade compartilhada e esportes coletivos como futebol, vôlei e futevôlei.
“Como ninguém viveu uma situação como essa é natural que tenha muitas dúvidas. Vão sendo respondidas. Mas a gente viu por exemplo a colaboração da população, a participação da população muito importante na questão da praia”, disse.
Olinda
A prefeitura de Olinda montou uma ação integrada que envolveu as secretarias municipais de Segurança Urbana, Meio Ambiente e Planejamento Urbano, além da Defesa Civil da cidade. Em conjunto com a Polícia Militar, a fiscalização foi intensificada.
Desde as 7h deste sábado, todo o trecho da orla foi fiscalizado, começando pela Praia dos Milagres. A determinação também proíbe a prática de esportes coletivos. No domingo (22), os trabalhos serão estendidos. O comércio formal e informal estão suspensos.
De acordo com o decreto, supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de combustíveis, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás ficam abertos.

Por G1 - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário