GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

ASSENTOS PREFERENCIAIS

Todos os assentos de ônibus da RMR passam a ser preferenciais

Medida similar já foi adotada em BrasíliaFoto: Tony Winston/Agência Brasília


Resolução vale também para BRTs e foi publicada no Diário Oficial do Estado

Todos os assentos de ônibus e BRTs da Região Metropolitana do Recife (RMR) agora são preferenciais para idosos, gestantes, lactantes, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e pessoas com crianças de colo. A resolução do Grande Recife Consórcio de Transporte foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (11).

Segundo o texto, todos os coletivos deverão receber cartazes com as informações de que os assentos são preferenciais. O prazo para a divulgação da resolução nos veículos é de até 30 dias úteis. A resolução já está em vigor. 

A resolução se soma à implantação do VEM da Pessoa Idosa, anunciado pelo Grande Recife Consórcio em janeiro. O passe, que dá direito ao embarque gratuito nos coletivos, é destinado aos usuários com idade igual ou superior a 65 anos e deve ter a emissão agendada pela internet. Segundo o diretor de planejamento do consórcio de Transporte, Maurício Pina, a resolução foi determinada justamente para facilitar o acesso dos idosos com o VEM específico.

"O idoso tem o cartão e passa na catraca do ônibus como qualquer outro usuário. Assim ele pode escolher seu assento", explicou. "Vai haver fiscalização. O Grande Recife estará atento e poderá autuar empresas que não sigam as regras", acrescentou o diretor. A estimativa é que os idosos representem pelo menos 10% do total de usuários. Com o cartão, o consórcio espera saber com precisão a demanda de usuários com mais de 65 anos.

Cerca de 15 mil cartões VEM Idoso já foram emitidos e há mais de 69 mil agendamentos feitos. "Não há prazo. Pode ir a qualquer momento para agendar. Enquanto não consegue pode continuar entrando no ônibus e mostrar a carteira ao motorista", reforçou.

Ainda segundo Maurício Pina, haverá campanhas educativas para orientar os demais usuários do transporte público sobre a preferência dos assentos. Os coletivos já estão sendo adesivados. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos do Recife (CBTU), a medida não será aplicada nas linhas do metrô, mas também há a previsão do lançamento de uma campanha educativa sobre o tema.


A mudança agradou ao aposentado, Rosair Pereira, 84 anos, ele acredita na melhora na vida dos idosos. “Espero que a população tenha mais consciência”, disse. Já para Maria da Conceição, 79, aposentada a medida não vai funcionar. “Não vai dá certo porque o povo não vai respeitar isso”, disse a idosa.

Outras cidades do País, como o Rio de Janeiro, Brasília e Maceió, já adotam todos os assentos preferenciais nos coletivos. Na capital carioca, por exemplo, o decreto foi instituído em fevereiro do ano passado e ainda prevê multa de R$ 100 para quem se recusar a ceder o lugar. 
“Seria ótimo só que não vão respeitar”, disse Clea Muniz, 74. Ela contou que já passou mal dentro de um ônibus e mesmo assim não cederam o lugar reservado. A medida também afeta quem usa as pessoas que usam diariamente os ônibus.
A estudante Mycellen Lopes, 20, estudante, diz que a medida por um lado será positiva porque beneficiará os idosos. “Tem gente que não dá o lugar para os mais velhos, mesmo os assentos preferências sendo sinalizados”, por outro lado ela argumenta, “as pessoas que trabalham o dia inteiro e querem sentar um pouco para descansar durante a viagem vai ficar bem difícil”, comentou a passageira.

Por: Fabio Nóbrega e Gabriel Inácio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário