GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 27 de novembro de 2021

FESTA DO MORRO

Contagem regressiva para o início da 117ª festa de Nossa Senhora da Conceição



Com o tema: Aos pés da Imaculada Conceição do Morro, somos todos irmãos, e lema: Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã, minha mãe, a Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro 2021 tem início neste domingo, 28 de novembro, e pela primeira vez uma carreata vai conduzir a Bandeira da Festa.

A concentração vai acontecer no Parque Urbano da Macaxeira, zona norte do Recife, às 17h, e saída prevista às 18h, com o carro andor e um trio elétrico animando e convidando os motoristas que irão participar do evento.
O trajeto vai seguir pela avenida Norte até a altura do Sesc Casa Amarela, local de onde a carreata irá retornar até a altura do largo Dom Luiz. Apenas o carro com a Bandeira da Festa irá subir a rua Itacoatiara, via de subida dos veículos, até a praça do Morro da Conceição. Os demais carros vão ser aspergidos com água benta pelos padres que estarão na avenida Norte, em frente ao largo.

Logo após a chegada da carreata, a Bandeira da Festa vai ser erguida no mastro em frente a torre da Igreja, dando sequência com a Solene Celebração de Abertura da 117ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro que vai ser presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antonio, a partir das 19h30. A cerimônia vai acontecer dentro do Santuário do Morro da Conceição.

A partir da próxima segunda-feira, dia 29, até sete de dezembro vão ser realizados diariamente oito momentos celebrativos dentro do Santuário: Santas Missas às 6h, 8h, 12h e 16h, Novenas, às 10h e 14h, momento mariano, às 18h e Novena Solene, às 19h30, com os subtemas e presidentes das celebrações, todos reitores de basílicas e santuários de várias regiões brasileiras, a seguir:

29.11 – Segunda-feira - 1º dia da novena
Tema: Ó Imaculada Conceição! Ajuda-nos a sentir e escutar o clamor do teu povo.
Presidente: Frei Rosenildo Alexandre de Souza, O.Carm. - Reitor da Basílica de Nossa Senhora do Carmo do Recife.

30.11 - Terça-feira - 2º dia da novena
Tema: Ó Imaculada Conceição! Ajuda-nos a ver os feridos e abandonados.
Presidente: Pe. Francisco Elânio Almeida Fernandes, CSsR. - Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Saúde - Tacaratu-PE.

1.12 - Quarta-feira - 3º dia da novena
Tema: Ó Imaculada Conceição! Ajuda-nos a ter um coração aberto ao mundo inteiro
Presidente: Pe. Vitor Hugo Posseti - Reitor do Santuário da Mãe Rainha de Schoenstatt - Olinda-PE

2.12 - Quinta-feira - 4º dia da novena
Tema: Ó Imaculada Conceição! Ajuda-nos a construir uma política a serviço do bem comum.
Presidente: Dom Marcos Ferreira do Carmo, OSB. - Reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres - Jaboatão

3.12 - Sexta-feira - 5º dia da novena
Tema: Ó Imaculada Conceição! Ajuda-nos a ser homens e mulheres de diálogo
Presidente: Pe. Jadeilson Santos Beserra, CSsR. - Reitor do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Campina Grande-PB

4.12 – Sábado - 6º dia da novena
Tema: Ó Imaculada Conceição! Ajuda-nos a construir a Amizade Social.
Presidente: Pe. Antônio Mota, SJ. Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima – Recife-PE.

5.12 - Domingo - 7º dia da novena
Tema: Ó Imaculada Conceição! Ajuda-nos a viver a Cultura do Encontro.
Presidente: Pe. Pedro Luis dos Santos, CSsR. - Reitor e Pároco do Santuário de Nossa Senhora da Conceição

6.12 – Segunda-feira - 8º dia da novena
Tema: Ó Imaculada Conceição! Ajuda-nos a recomeçar a partir da verdade, do amor e da paz.
Presidente: Pe. João Paulo dos Santos, CSsR. - Reitor do Santuário do Divino Pai Eterno – Trindade-GO

7.12 - Terça-feira - 9º dia da novena
Tema: Ó Imaculada Conceição! Que as religiões sejam construtoras da fraternidade e da justiça social.
Presidente: Pe. Cícero José da Silva- Reitor do Santuário de Nossa Senhora das Dores - Juazeiro do Norte-CE.

A tradicional celebração com os militares do Exército Brasileiro retorna à programação da Festa, após um ano de adiamento devido a pandemia da Covid-19. A cerimônia vai ser realizada na segunda-feira, dia seis de dezembro, às 10h, dentro do Santuário do Morro da Conceição, após chegada da procissão vinda da Igreja da Harmonia, na mesma região. A celebração religiosa vai ter a presidência do Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães, missionário redentorista.
No dia oito de dezembro, data dedicada a Imaculada Conceição, as tradicionais Santas Missas de hora em hora voltam à programação 2021. No palco montado na praça em frente a torre da Igreja as celebrações têm início à 0h, seguindo às 2h, 4h, 6h, 8h, 10h, 12h e 14h. Dentro do Santuário a primeira Santa Missa vai ser celebrada à 1h, e as demais às 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 15h.

A Solene Celebração de Encerramento da Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro 2021, com a presidência do Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, vai ser celebrada às 19h30, logo após a chegada da carreata que irá trazer a imagem da Santa do Morro vinda da Prefeitura do Recife.

A presença física dos fiéis vai ocorrer em torno de 800 pessoas por celebração, sendo estas dispostas em 480 lugares nos bancos da Igreja e 320 lugares nas cadeiras distribuídas em torno do Santuário.


A ação que vai ser aplicada nos mesmos moldes da Festa anterior será as restrições aos acessos ao Santuário e a imagem da Santa. Voluntários e profissionais de segurança vão estar dispostos nas principais entradas da Igreja para o controle e direcionamento das pessoas pelas dependências do local, a saber:

Acesso ao Santuário: parte interna da Igreja, área externa (Torre) e lojas: duas entradas frontais.


Saída do Santuário: duas saídas laterais próximas ao altar da Igreja.

Acesso a Santa
: duas entradas laterais com controle de pessoas para rápida visitação. A saída dessas pessoas irá garantir o acesso de outro grupo de devotos.

Saída da Santa: uma saída posterior (por trás da Santa).

Dando sequência às ações tomadas na edição 116 da Festa, os devotos querem acender as velas, irão entregá-las a voluntários capacitados para a higienização segura do objeto e posterior acendimento. Como opção, os fiéis vão poder doar as velas para a Igreja.

Cerca de 840 voluntários, em sua maioria pessoas pertencentes a movimentos religiosos ligados à Arquidiocese de Olinda e Recife, como os casais da Pastoral Familiar, Encontro de Casais com Cristo (ECC), Equipes de Nossa Senhora (ENS), Terço dos Homens, além dos paroquianos do Santuário estão sendo capacitados por profissionais de saúde para melhor acolher as pessoas que virão ao Santuário durante os 11 dias de festividades.
Essas informações vão orientar a todos conforme as normas sanitárias previstas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o uso obrigatório de máscaras, distanciamento social, uso de álcool 70% e das pias com água e sabão nas dependências do Santuário para higienização das mãos.

As celebrações religiosas vão contar com a transmissão na íntegra pelo canal do youtube do Santuário do Morro da Conceição, além da presença da TV Pai Eterno (canal aberto 49 Recife) nos dias seis a oito de dezembro, e da Rádio Olinda 105,3 FM na transmissão do Solene Novenário e das principais cerimônias do dia oito.

Outras informações através das redes e mídias sociais (instagram/facebook/youtube): santuariomorrodaconceicão

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário