GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 30 de junho de 2018

PEÇA RETIRADA DI FIG

Após polêmica, Governo retira do FIG peça com Jesus travesti

                       Atriz transexual Renata Carvalho interpreta Jesus em peça censurada                            Foto: André Penner / Divulgação


Prefeito de Garanhuns havia criticado a peça, que tem a atriz transexual Renata Carvalho no papel de Jesus

Depois de muita polêmica, o Governo de Pernambuco decidiu, neste sábado (30), cancelar a apresentação da peça "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu". A obra, que faz uma releitura atual de Jesus Cristo vivendo como travesti - vivida pela atriz transexual Renata Carvalho -, estava prevista para ser apresentada na Mostra de Teatro Alternativa do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), em julho. 

decisão foi anunciada através de nota assinada pela Secretaria de Cultura do Estado, que alega, para o cancelamento, “possibilidade de prejuízos das parcerias estratégicas e nobres” que viabilizam o FIG. "O Festival de Inverno de Garanhuns foi criado para unir e divulgar nossas expressões culturais e não para dividir e estimular a cultura do ódio e do preconceito". 
nota também dá o tom político que teria permeado a polêmica. "O Governo de Pernambuco também repudia todas tentativas de exploração eleitoreira feitas do episódio", diz a Secretaria de Cultura, finalizando o comunicado.

cancelamento aconteceu após a polêmica que começou quando Izaías Régis, prefeito de Garanhuns, no Agreste, pediu a retirada da peça da programação do festival, que chega à 28ª edição e será realizado de 19 a 29 de julho. Diante da afirmação de que não haveria modificações, Régis declarou que não cederia o Centro Cultural de Garanhuns para o espetáculo. Em seguida, foi à imprensa defender sua posição, alegando que Garanhuns "é uma cidade cristã" e que a peça seria ofensiva a grupos religiosos. A confusão alcançou as redes sociais, dividindo opiniões. 

"O FIG é um espaço de liberdade e esperamos que essa polêmica não seja um estopim para a intolerância", havia dito, nessa sexta-feira, o secretário de Cultura do Estado, Marcelino Granja, enfatizando que a programação do FIG, que celebra este ano celebra aliberdade, seria mantida. "Somos contra qualquer censura, ainda mais quando ficou muito claro que o prefeito não viu a peça e sequer prestou atenção ao fato de que a apresentação se daria num espaço restrito, com poucos lugares e às 23h, para um público adulto", criticou.

Após a divulgação da nota, o portal FolhaPE entrou em contato com o secretário de Cultura. Ele, no entanto, se limitou a afirmar que "a nota diz tudo". No seu perfil pessoal no Facebook, Marcelino Granja deixou duas postagens [ver prints abaixo] sobre o assunto. "Infelizmente a intolerância que permeia os diferentes pontos de vista sobre política, arte e cultura, misturado com reacionarismo e exploração política da religiosidade do povo, em especial a atitude oportunista e eleitoreira de setores da oposição ao Governo Estadual na cidade de Garanhuns, ameaçaram a própria realização do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), com a possibilidade de perda de parcerias estratégicas e nobres do Festival, como a Catedral e outros espaços, razão pela qual, mesmo reafirmando o respeito a autonomia da Curadoria do Festival, a defesa da liberdade de expressão artística, política e religiosa, não teremos a apresentação do monólogo "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu", obra cristã e humanista que promove a tolerância e a solidariedade", escreveu num dos posts.

Leia a íntegra da nota do Governo de Pernambuco

"NOTA

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, decidiu cancelar a apresentação "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" da Mostra de Teatro Alternativa do Festival de Inverno de Garanhuns de 2018, diante da polêmica causada pela atração e da possibilidade de prejuízos das parcerias O Festival de Inverno de Garanhuns foi criado para unir e divulgar nossas expressões culturais e não para dividir e estimular a cultura do ódio e do preconceito. estratégicas e nobres que o viabilizam. O Governo de Pernambuco também repudia todas tentativas de exploração eleitoreira feitas do episódio.
Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco."

FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário