GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 6 de junho de 2018

VALORIZANDO A NOSSA CULTURA

São João do Recife valoriza cultura popular


Um dos festejos mais genuínos da cultura pernambucana, o São João do Recife terá este ano quase um mês de duração. Do próximo dia 12 até 8 de julho, o Ciclo Junino 2018 reunirá centenas de atrações em 36 arraiais espalhados pela capital. A festa terá DNA 100% pernambucano, com grupos de forró pé-de-serra, concurso de quadrilhas, bacamarteiros, coco, xaxado e ciranda. Ao lado da primeira-dama Cristina Mello, dos homenageados do São João – Geraldinho Lins e Acorda Povo da Vila das Lavadeiras –, e de secretários municipais, o prefeito Geraldo Julio detalhou a programação e assegurou o investimento na festividade.
“Estamos valorizando a nossa cultura e nossos artistas, com 100% das apresentações do São João do Recife feitas por artistas pernambucanos. A gente valoriza nossa cultura popular. Apenas de Trio Pé de Serra, vamos ter 290 apresentações. São 36 arraiais montados em toda cidade. O São João é uma festa popular, é uma festa que tem muita fé religiosa também e que nossa cultura se expressa com muita força. O Recife vai ter um grande São João este ano”, avaliou o prefeito Geraldo Julio.
O prefeito defendeu ainda que nem mesmo a crise é capaz de arrefecer a força da cultura popular no Recife. "No Brasil inteiro, em função da crise econômica, estamos vendo muitas cidades cancelando os festejos de São João. Aqui no Recife, vamos ter sim um grande São João espalhado por toda a cidade, com o Sítio da Trindade como grande puxador e animador. É o local onde junta mais gente, com o festival de quadrilhas juninas, com as apresentações dos nossos artistas", disse Geraldo.
Maior arraial da cidade, o Sítio Trindade será todo celebração a partir do dia 12 de junho, com três focos de animação: a Sala de Reboco, o Pavilhão das Quadrilhas e o palco principal.  No parque que vira um pedacinho da roça no meio da capital, irão se apresentar as maiores atrações do São João 2018, como o homenageado da festa, Geraldinho Lins, além de Silvério Pessoa, Josildo Sá, Novinho da Paraíba, Genival Lacerda, Lia de Itamaracá, Glorinha do Coco, Adiel Luna, Petrúcio Amorim, Nádia Maia. Na programação deste ano, o balancê está garantido também para os pequenos recifenses, que contarão com programação especial no dia 23, das 17h às 20h, no Sítio Trindade.
Novidade deste ano, a subvenção das quadrilhas juninas, verba dedicada ao fortalecimento da cultura popular, contribui para assegurar a beleza das apresentações. O concurso terá início no dia 12 de junho, no Sítio Trindade. Serão pagas duas parcelas, antes e depois do São João, e serão distribuídos aproximadamente R$ 250 mil a grupos adultos e infantis selecionados em edital.
"Esse era um desejo antigo, então a Prefeitura atendeu a esse pedido por meio de um decreto do prefeito. São R$ 250 mil destinados às quadrilhas para que elas possam se preparar, semelhante ao que existe com as agremiações no carnaval, explicou o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha.
Vai ter festa ainda em nove arraiais de bairro montados pela Prefeitura do Recife no Bongi, em Brasília Teimosa, Campo Grande, Cordeiro, Ibura, Lagoa do Araçá, Totó, Vila Tamandaré e Parque Santana. Em vários bairros da cidade, 17 arraiais tradicionais terão apoio da Prefeitura do Recife, nos seguintes locais: UR-2 (Ibura), Córrego do Euclides, Iputinga (2), Campina do Barreto, Mangabeira, Chié, Morro da Conceição, Mustardinha, Casa Amarela, Cajueiro, Alto José Bonifácio, Várzea, Três Carneiros (Ibura), Madalena, Arruda e Alto José do Pinho. No dia 23, véspera de São João, vai ter forró para todo lado. Além do Sítio Trindade, a festa toma conta do Pátio de São Pedro, dos nove arraiais de bairro e de vários arraiais tradicionais, espalhando animação por toda a cidade.
Ao lado do prefeito, os homenageados do São João – Geraldinho Lins e o Acorda Povo da Vila das Lavadeiras – celebraram o momento de festa. Com 28 anos de estrada, o forrozeiro antecipou que está preparando nova apresentação para fazer jus à homenagem. "Antes de mais nada, existe um sentimento de gratidão muito forte e orgulho. A gente preparou show novo com músicas antigas e as novas canções para quem mais interessa que é o público do Recife e o turista que visita a cidade", contou Geraldinho.
Dona Aurelina Marques de Almeida, a Dona Nenzinha de Xangô, comanda há 41 anos o cortejo do Acorda Povo da Vila das Lavadeiras. "Não esperava uma homenagem dessa. Todo mundo pode acompanhar na Vila das Lavadeiras, em Areias", convidou. O cortejo sai, tradicionalmente, na madrugada do dia 23. Às 4h, o Acorda Povo ganha as ruas e perpetua a tradição iniciada nos idos de 1940.

Nenhum comentário:

Postar um comentário