GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 27 de julho de 2020

CARNAVAL 2021

Requerimento para suspender Carnaval do Recife divide opiniões e tem pedido de vistas na Câmara




O requerimento de número 4075/2020, de autoria da vereadora Michelle Collins (PP), foi alvo de debate na Câmara de Vereadores do Recife. A medida pede ao prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), para que ele determine a não realização do carnaval de 2021, previsto para ocorrer entre 13 e 16 de fevereiro, em decorrência do novo coronavírus. A proposta dividiu opiniões na Casa. O requerimento recebeu pedido de vistas por parte da vereadora Aline Mariano (PP) que quer discutir a possibilidade de adiamento da festa, em vez de o carnaval ser suspenso.
Em resposta, Michelle Collins diz que quer uma decisão baseada nas pesquisas. “Quero deixar claro que o meu objetivo é uma questão de saúde pública, mas não estou pedindo a suspensão do carnaval para todo o ano de 2021. Se as pesquisas demonstrarem, no futuro, que há vacina suficiente para garantir a imunização, a festa pode ser realizada em outro momento”, disse, em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (27), de forma remota, por videoconferência.
O vereador Ivan Moraes (PSol) parabenizou a vereadora pelo requerimento, mas disse que votaria contra a proposição. “Reconheço a importância do pedido, até porque o meu mandato está sempre do lado da ciência. Infelizmente, o texto em votação não fala em adiamento. Fala em suspensão do carnaval no ano de 2021. Ainda é muito cedo para dizermos que o carnaval não poderá ser realizado durante todo o ano de 2021”, disse. 
O vereador Samuel Salazar (MDB) também disse que “ainda é muito cedo para votarmos a suspensão do carnaval. Estamos em julho e muita coisa pode acontecer. Por que não votamos essa matéria em outubro, por exemplo, uma vez que o pedido da vereadora é para que a Câmara Municipal do Recife se posicione sobre o carnaval?”. 
Já o vereador Rogério de Lucca (PP) disse que concorda plenamente com o texto apresentado pela vereadora. “Quero dizer que a vacina, para o Brasil, deve chegar somente em julho do próximo ano. Se hoje estamos na pandemia, em seguida ficaremos na fase de endemia da covid-19. Portanto, essa doença ainda tem potencial de matar muita gente”, disse.
O vereador Renato Antunes (PSC) também concordou com o teor do requerimento. “As vidas importam e nada mais justo do que a Câmara fazer a sugestão para que a gestão reflita o momento em que estamos vivendo. O réveillon está chegando também e a festa deveria ser cancelada para evitar que o vírus se propague. Discordo de outros parlamentares de que seria cedo para tratar do tema. Ainda não há previsão de vacina e é preciso salvar vidas”.
Em aparte, o vereador Eriberto Rafael ressaltou que seria cedo para tratar do assunto. “É preocupante porque o documento fala em cancelamento e, da forma como está, até da forma virtual o carnaval não poderia ser realizado e prejudicaria a classe artística. Sugiro retirar o requerimento para refazê-lo”. 
O vereador Gilberto Alves destacou ainda a  necessidade de observar a ciência. “Concordo com todas as fundamentações dos senhores que me antecederam  e o requerimento é taxativo sobre a não realização do carnaval. Isso mexe com a economia e com a vida de milhares de recifenses. Não podemos ser irresponsáveis e que tudo seja feito com segurança adequada e com base em dados científicos”, finalizou.
Por Blog da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário