GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 21 de julho de 2020

SANTA CRUZ - RISO DE ELIMINAÇÃO

Após selar pior PE da história do Sport, Santa busca fugir de pior campanha no Nordestão

Santa chega à última rodada ainda com risco de eliminação (Foto: CAIO ROCHA/FRAME PHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO)


Nas 14 edições que disputou, o Tricolor só ficou fora dos oito melhores clubes do torneio em uma oportunidade e precisa de classificação para manter marca


O retorno do Santa Cruz aos campos foi marcante para os corais que, além de eliminarem um forte concorrente ao título estadual, selaram a pior campanha do Sport na história do Campeonato Pernambucano. Três dias depois, porém, a decisão será pelo lado do Santa Cruz, que buscará a classificação à segunda fase da Copa do Nordeste, fugindo da pior campanha do clube na história do torneio regional.

Entre indas e vindas, em onze diferentes formatos de disputa, a Copa do Nordeste está em sua 18ª edição, 15ª com a presença do Santa Cruz. Nas 14 participações, o time foi eliminado na primeira fase três vezes: 2000, 2001 e 2010. Nas duas últimas, apenas quatro equipes avançavam, com os corais ficando, respectivamente, em quinto e oitavo no torneio. Em 2000, o Tricolor sucumbiu frente a Miguelense/AL e Treze/PB e foi eliminado em sua pior participação na Copa do Nordeste, com um décimo lugar.

Nesta edição, com apenas uma partida a ser disputada, o Santa Cruz chega à última rodada ainda com risco de eliminação no Regional, algo que se torna menos previsível com o desconhecimento do futebol que será apresentado pelo adversário, River/PI, que chegará para o jogo 129 dias após sua última partida. Em um cenário de resultados negativos, os corais podem se despedir do Nordestão na 11ª posição.

O cenário negativo, se concretiza em caso de derrota coral para o River, aliada a vitória de ABC (contra CSA), Sport (contra Confiança) e CRB (contra Ceará). Vencendo o Frei Paulistano, o Imperatriz também poderia ultrapassar o Santa, mas, como as equipes já estavam eliminadas, o jogo foi cancelado. Mesmo no pior cenário, porém, o aproveitamento do Santa já supera as campanhas de 1997 (25%, em 8º) e 2000 (38,8%, em 10º), uma vez que, com uma derrota, será de 41,7%.

O trabalho do Santa Cruz, claro, está voltado à classificação e, para isso, o Tricolor vai até Riachão do Jacuípe, no interior da Bahia, enfrentar o River nesta quarta-feira. Em caso de vitória, o clube torce por qualquer tropeço de Náutico (contra Bahia) ou Ceará (contra CRB) ou, ainda, uma derrota do Vitória (contra Botafogo/PB). Em caso de empate, o Santa precisa de uma derrota de Náutico ou Ceará para garantir a vaga na segunda fase pela sétima participação seguida na Copa do Nordeste.


DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário