GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

VISITA AOS MORTOS

Cemitério de Santo Amaro tem movimentação tranquila no domingo que antecede o Dia de Finados

Feriado é celebrado nesta terça-feira, 2 de novembro



Às vésperas do Dia de Finados, celebrado amanhã, o movimento no Cemitério de Santo Amaro, no Recife, foi tranquilo. Durante a passagem da reportagem da Folha de Pernambuco pelo local, na manhã de ontem, poucas pessoas visitavam o espaço e antecipavam as homenagens aos entes já falecidos.

Dona Maria Izabel Guedes, de 48 anos, empregada doméstica, optou pelo domingo para evitar a grande quantidade de pessoas esperada para esta terça-feira, 2 de novembro. “É muita gente no dia, eu não gosto de tumultuação, então preferi vir logo. Você pensa melhor, é menos zoada, menos falatório. Você se concentra mais naquele momento”, disse. “Vim visitar o ossuário da minha mãe, esse é o segundo Dia de Finados desde que ela se foi”, contou emocionada.

Um dos locais que costuma receber muitos visitantes é o túmulo da Menina Sem Nome, morta em 1970 e a quem são atribuídas graças e milagres. O espaço conta com brinquedos, placas de agradecimentos e velas. Trabalhando há 52 anos com o polimento de jazigos no cemitério, Seu Reginaldo Angelo de Melo, 63, comenta que pessoas de vários estados costumam procurar pelo túmulo da criança: “Eu vi essa menina num caixãozinho branco, ela aparentava ter uns oito anos. Hoje é um dos espaços mais visitados aqui”.  

Com a desaceleração dos casos de Covid-19 e diminuição das medidas restritivas, comerciantes do entorno esperam um aumento nas vendas em comparação ao ano passado. Vitor Moura, 31 anos, é proprietário de um box que vende flores e coroas funerárias em frente ao cemitério. “Acredito que as vendas sejam melhores do que no ano passado, quando a gente fechou até bem cedo, por volta das quatro da tarde. Porque ano passado não podia vir fazer visita, acender vela. E esse ano a gente pensa que deve dar um movimento bom, especialmente pelas pessoas que perderam alguém para a Covid”, comentou. 

Protocolos Sanitários

Além do Cemitério de Santo Amaro, o Recife possui outros quatro cemitérios públicos: Casa Amarela, Parque das Flores, Tejipió e Várzea. De acordo com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), uma série de serviços de conservação estão sendo executados para o Dia de Finados, além da implementação de protocolos de segurança em razão da pandemia.

Na entrada dos cemitérios, são disponibilizados dispositivos com álcool para a higienização das mãos. Durante a celebração de missas, as cadeiras manterão um distanciamento mínimo e, além disso, o uso da máscara permanece obrigatório. 

“Iremos estar atentos às medidas sanitárias e restringir ao máximo o acesso daquelas pessoas sem máscaras. Orientamos que venham fazer sua visitação aos entes queridos fazendo uso de máscaras e álcool em gel. Iremos estar com equipes de reforço nas entradas para fornecer a higienização a população. Todos os cuidados diante a prevenção precisam ser mantidos”, detalhou o gestor dos Cemitérios Públicos Municipais, Luciano Nascimento, em entrevista à Folha de Pernambuco na última quinta-feira.

Programação de Missas

Amanhã, os cemitérios de Santo Amaro, Parque das Flores, Casa Amarela e Várzea contarão com celebrações religiosas durante todo o dia. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, celebrará, às 10h, missa em Santo Amaro, e, às 16h, no Parque das Flores.

Confira a programação completa para o Dia de Finados

Santo Amaro

Missas: 7h | 8h30 (terço) | 10h (com Dom Fernando Saburido)| 12h | 14h30 (terço)| 16h

Parque das Flores
Missas: 7h | 9h | 11h | 14h | 16h (com Dom Fernando Saburido)

Várzea
Missas: 7h | 10h
Culto evangélico: 15h
Hinos e louvores: das 7h às 16h

Casa Amarela
Missas: 7h | 11h

Por Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário