GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

TUDO EXPLICADO

Vereador pede que Prefeitura de Olinda proíba Uber e similares no Sítio Histórico durante o Carnaval


                          Jorge Federal (PR) é o presidente da Câmara de Vereadores de Olinda
                                 Foto: Nathália Bormann/Arquivo Folha



Requerimento é do presidente da Câmara, Jorge Federal. Sindicato que representa aplicativos pretende contestar

O presidente da Câmara Municipal de Olinda, vereador Jorge Federal, enviou um requerimento ao prefeito de Olinda, professor Lupércio Nascimento, pedindo que a prefeitura proíba a circulação de veículos operados por aplicativos como Uber e similares no Sítio Histórico durante o Carnaval. O ofício foi remetido na terça-feira (9). A Secretaria de Comunicação da gestão municipal informou, nesta quarta (10), ainda não ter sido notificada.
Segundo o vereador, o pedido é para garantir a segurança e mobilidade das agremiações que forem desfilar pelas ladeiras históricas entre 9 e 13 de fevereiro, uma vez que estima-se que 30 mil carros sejam operados por aplicativos de transporte na Região Metropolitana do Recife (RMR). “Não é razoável que vários veículos, sem identificação, entrem no Corredor da Folia. Esse corredor já é um espaço pequeno, por onde ônibus passam em direção à beira-mar”, afirma.
O parlamentar ainda defende que seja mantido o mesmo sistema adotado no Carnaval do ano passado, o primeiro com operação do Uber na RMR. “No ano passado, eles ficaram só no Varadouro. Mas, neste ano, fiquei sabendo que representantes da categoria deles tiveram uma reunião com a prefeitura para poder atuar lá dentro e, por isso, minha preocupação”, argumenta.
O presidente do Sindicato dos Motoristas de Transporte Privado Individual de Passageiros por Aplicativos do Estado de Pernambuco (Simprapli-PE), Everaldo Pereira, diz desconhecer que já tenha sido realizada qualquer reunião, mas afirma que, de fato, está tentando agendar um encontro com vereadores favoráveis à modalidade e com o prefeito. 
“Caso a prefeitura não ceda, vamos avaliar a possibilidade até de entrar com uma ação para garantir nossa passagem. Se for igual ao ano passado, ficaríamos no Varadouro ou antes, no Complexo de Salgadinho. É longe. Queremos que a prefeitura ceda, ao menos, com algum limite do número de carros”, defende.
Pereira também rebate o número de veículos cadastrados em aplicativos, que, segundo ele, chega a 14 mil, e não 30 mil.
A Prefeitura de Olinda informou que só depois de ser notificada poderá comentar o requerimento e que os acertos sobre como funcionará a mobilidade no período de Carnaval ainda serão feitos pela Secretaria de Transportes e Trânsito junto com as partes interessadas.

FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário