GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 15 de junho de 2017

NOME RETIRADO

Senado retira nome de Aécio do painel eletrônico

Há quase um mês, ministro Fachin afastou o senador das atividades. No site do Senado, nome aparece na lista de afastados pela Justiça.


 Depois da cobrança pública do Supremo Tribunal Federal, o Senado retirou o nome de Aécio Neves, do PSDB de Minas, do painel eletrônico. Isso depois de quase um mês que o ministro Luiz Edson Fachin afastou Aécio das funções parlamentares.
Os senadores ficaram surpresos. O nome do senador afastado Aécio Neves, do PSDB, que até na terça-feira (13) estava no painel de votações, não está  mais. O presidente Eunício Oliveira, do PMDB, explicou.
“Reclamaram tanto, fotografaram tanto esse painel que a Mesa resolveu excluir o nome do senador pelo afastamento que veio do Supremo Tribunal Federal. Estava bloqueado, agora está apagado o nome para que não gere nenhum tipo de dúvidas em relação a isso, então não há nenhuma novidade em relação a isso. A Mesa tomou todas as providências para atender a decisão da Suprema Corte”, disse. 
No site do Senado, o nome de Aécio também não está mais entre os senadores em exercício. Agora, o nome dele aparece sozinho na lista dos afastados por decisão judicial. 
Assim que encerrou a sessão, Eunício foi para o Supremo conversar com o ministro Marco Aurélio sobre a decisão do afastamento de Aécio. Antes do encontro, o Senado divulgou um ofício com as medidas que teriam sido adotadas, entre elas, a suspensão do pagamento de remuneração, ou seja, o corte do salário de quase R$ 34 mil.
Mas no encontro com o ministro Marco Aurélio, mudanças: segundo a assessoria do Senado, o ministro explicou que o salário de Aécio Neves não pode ser cortado integralmente. E aí, nova nota: vão ser descontadas as ausências nas sessões deliberativas, as votações; R$ 1.500 por sessão. E mais: como o mandato dele não foi cassado, o senador foi afastado, o gabinete pode continuar funcionando. E o suplente só deve ser convocado após um afastamento de 120 dias.
Depois do encontro, Marco Aurélio, que na terça disse que o Senado não estava cumprindo a ordem do Supremo, elogiou Eunício.
“Apresentou o quadro revelador do cumprimento da decisão do ministro Luiz Edson Fachin. O senador Aécio Neves foi suspenso das funções, das funções legislativas. Agora precisamos aguardar e aguardar com serenidade. As instituições estão funcionando como convém e há a independência e harmonia entre os poderes, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário”, disse o ministro do STF Marco Aurélio.
E nesta quarta-feira (14), o ministro Ricardo Lewandowski foi sorteado o novo relator de um dos cinco inquéritos abertos para investigar o envolvimento de Aécio Neves com irregularidades narradas nas delações da Odebrecht. O caso foi retirado da Lava Jato, que apura fraudes na Petrobras.
A assessoria de Aécio Neves declarou que ele tem cumprido integralmente a suspensão das atividades parlamentares, e reafirmou que todas as doações eleitorais da Odebrecht foram declaradas ao TSE.

TV Globo – Jornal Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário