GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 15 de abril de 2018

GOVERNO E PREFEITURA

Recife em Ação e Governo Presente atuam no Cabanga


A iniciativa, que integra diversas Secretarias e órgãos estaduais oferta vários serviços nas áreas de Saúde, educação, infraestrutura e empreendedorismo e cidadania


Manhã deste sábado (14), o Recife recebeu mais um Mutirão de Serviços Integrado Recife em Ação. Desta vez, o bairro do Cabanga abrigou a iniciativa que   tem como objetivo levar cidadania para as comunidades, reunindo  serviços e atividades nas áreas saúde, limpeza, iluminação e manutenção pública, assistência social, cidadania e educação, além de emissão de documentos e empreendedorismo.
As ações, oferecidas nas dependências da Escola Municipal Almirante Soares Dutra, foram acompanhadas pelo prefeito Geraldo Julio, e beneficiaram mais de 400 famílias do bairro do Cabanga e ocorreram em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco e o Programa Governo Presente.
Durante o dia inteiro o mutirão reuniu uma série de serviços de cidadania que são ofertados gratuitamente à população. A iniciativa, que une os programas Mutirão Recife em Ação e Governo Presente, voltados para ações sociais e atividades em áreas vulneráveis do Recife e interior, integra um conjunto de medidas desenvolvidas pelo Governo de Pernambuco e da Prefeitura do Recife, visando possibilitar o resgate da cidadania, a garantia dos direitos e a prevenção social da violência.
Este ano, como novidadade, a Secretaria de Saúde do Recife disponibilizará duas médicas clínicas. No local, também houve aplicação de vacinas e a oferta de vários serviços de promoção e prevenção à saúde. A população também pôde fazer e atualizar o cartão SUS, aferir de pressão arterial, ter acesso a palestras de saúde bucal, educação sexual, testes de glicemia e testagem rápida para HIV, além de avaliação física com profissionais do Programa Academia da Cidade.
No entorno da Escolante Municipal Almirante Soares Dutra, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) executou uma série de serviços como drenagem, pavimentação, iluminação pública e limpeza urbana. A Emlurb realizou uma revisão na iluminação da localidade e intensificou a manutenção no sistema de drenagem com limpeza e reposição de pré-moldados em diversas vias. Além de varrição, capinação, coleta e remoção de entulhos.
As crianças também tiveram atenção. No local, atividades com Robótica que envolve montagens de artefatos utilizando os kits da Lego e apresentação do humanóide NAO, e ainda oficina de Animação Digital, além de contação de histórias e atividades lúdicas, que envolveram os pequenos. Já para os jovens, houve emissão de segunda via de RG e de certidões de nascimento, casamento e óbito. Além disso, a população também contou com orientação jurídica, recebendo orientações sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família.
Outros serviços como ações de prevenção e cuidado sobre drogas e combate e prevenção à violência de gênero, marcaram presença no local. Também houve a intermediação com a Agência do Emprego do Recife, facilitando o acesso dos moradores às oportunidades de trabalho disponibilizadas pelos empregadores, e ainda a participação do Procon Recife, onde os moradores puderam registrar queixas sobre relações de consumo.

por Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário