GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 25 de abril de 2018

JUNTOS E MISTURADOS

PT vive fase de lua de mel com Gilmar Mendes

O voto de desempate do ministro Gilmar Mendes que tirou do juiz federal Sérgio Moro trechos do depoimento da Odebrecht que citam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva consolidou no PT uma espécie de "lua de mel" com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Até então criticado por petistas, Mendes passou a ser elogiado pelos seus votos com viés garantista.
"Gilmar Mendes mostra coerência em seus votos. É uma ironia hoje ele ter virado um consenso no PT", disse ao blog do Camarotti um parlamentar petista da área jurídica.
A posição de Mendes já tinha sido elogiada durante o julgamento do habeas corpus de Lula recentemente. Mesmo com críticas à postura do PT de estimular a polarização na sociedade brasileira, o ministro deu um dos votos mais enfáticos em favor do habeas corpus.
Mas antes dessa fase atual, Gilmar Mendes era duramente criticado por petistas. Em março de 2016, foi de Mendes a liminar que suspendeu a nomeação de Lula para chefe da Casa Civil do governo Dilma Rousseff. Em 2012, depois de um encontro Lula, o ministro do STF acusou o ex-presidente de fazer pressão para adiar o julgamento do mensalão.
"Isso faz parte do passado. Gilmar Mendes tem se mostrado muito firme em suas decisões. E olha que foi indicado pelo Fernando Henrique Cardoso. Já a maioria dos ministros indicados por Dilma e Lula frustrou as nossas expectativas", reforçou um senador.

 por Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário