GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

SPORT - SEM PROBLEMAS FÍSICOS

Em ano que menos jogou desde que voltou à Série A, Sport não sofre com problemas físicos

Integração do trabalho técnico com a preparação física tem sido elogiada pela comissão técnic


Departamento médico rubro-negro não tem jogadores com lesão muscular desde setembro, e clube se vê pronto para encarar a reta final do Brasileirão



Precisando manter a reação nesta reta final do Campeonato Brasileiro para escapar do rebaixamento, o Sport tem um contraponto que pesa a seu favor, com relação aos últimos anos. Por não ter disputado a Copa do Nordeste e a Sul-Americana, como em outras temporadas, e ter sido eliminado cedo na Copa do Brasil, o Leão teve um calendário enxuto em 2018. E, consequentemente, chega em boas condições físicas para a maratona de jogos até o fim da Série A, se comparado às equipes com mais partidas disputadas no ano. 

De agora em diante, as rodadas acontecerão no meio e fim de semana, e o Sport é a segunda equipe que menos jogou neste ano no Brasileirão, com 46 partidas disputadas. Apenas atrás do Paraná, que realizou 45 jogos. Essa menor carga contribui para que os atletas tenham um menor desgaste acumulado ao longo do ano. Fato que, visando apenas a questão física, é visto como benéfico pelo fisiologista do Sport, Inaldo Freire.

“Quando você faz uma sequência muito grande de jogos no domingo e quarta, você enfrenta demais viagens, concentração, e a sequência de jogos. Não tem coisa mais desgastante que os próprios jogos. No ponto de vista da parte fisiológica, foi interessante. Até porque você volta toda atenção para uma competição”, analisou.

“Quando entramos na sequência de jogos quarta e domingo, aqueles atletas que estão em jogo não treinam. Eles vão recuperar mais do que treinar. Nós dividimos o elenco em grupos (1, 2 e 3). Grupo 1, com atletas que vêm atuando; grupo 2, com atletas que são reservas e entram no decorrer dos jogos; e grupo 3, com os que não são relacionados. Nesta reta final, esses dois últimos grupos são os que mais vão treinar. Não que o outro grupo não vá treinar, mas a recuperação é o que vai ajudar bastante na melhor sequência para eles e melhor desenvolvimento”, pontuou o preparador físico Tacão.

Trabalhos técnico e físico juntos

O trabalho do técnico Milton Mendes tem sido elogiado pela comissão técnica do Sport por também ter realizado uma integração com a preparação física. Há um balanceamento da carga que os atletas serão submetidos e que tipo de atividade realizarão especificamente em cada treino, não havendo um foco específico para a parte física durante uma maratona como esta que o Leão terá.

“A parte física existe todos os dias. A importância disso tudo foi ajustar o modelo de trabalho que o Milton tenta imprimir. Essa semana completa de treinos nos dá essa possibilidade de fragmentar algumas situações de trabalho, de repetir e implementar as necessidades que a gente precisa”, falou o assistente-técnico Márcio Corrêa. 

DM

Neste fim temporada, o departamento médico (DM) do Sport não possui jogadores com problemas musculares. Os últimos foram Gabriel e Cláudio Winck, em setembro. Ambos tiveram problemas na coxa, se recuperaram, e voltaram a encarar a maratona de jogos com o restante do elenco. 

"Nós não temos nenhum atleta no DM com lesão muscular, faltando praticamente 32 dias para o término do Campeonato Brasileiro. Temos alguns com trauma, como Sander e Marlone. Ficamos satisfeitos com a equipe tendo um bom rendimento na parte física e não deixando a desejar para nenhuma equipe do futebol brasileiro”, finalizou Tacão.

Jogos do Sport por temporada desde que voltou à Série A

2018 - 46 jogos(ainda tem mais sete a disputar)
2017 - 80 jogos 
2016 - 67 jogos
2015 - 73 jogos
2014 - 69 jogos


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário