GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 7 de março de 2018

ACIONANDO TEMER

Jarbas aciona Temer contra intervenção

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry, e o deputado Jarbas Vasconcelos                   Foto: Josenildo Tenório/Divulgação


A audiência foi realizada a pedido do deputado, que quer barrar o segundo processo de dissolução do MDB-PE

Em meio à briga pelo comando do MDB de Pernambuco, o vice-governador e presidente estadual do partido, Raul Henry, e deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB) voltaram a pedir intervenção do presidente Michel Temer (MDB). Os pernambucanos conversaram ontem com gestor, em Brasília. Foi o segundo encontro depois que a Executiva Nacional da legenda deu entrada no processo de dissolução do diretório estadual. A ideia é entregar o controle da agremiação ao senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), desafeto de Henry e do governador Paulo Câmara (PSB). 

"Fomos atualizar ele (Temer) da situação do MDB já que houve um fato novo, que foi um novo pedido de dissolução. Fomos conversar, mostrar o quanto isso era inaceitável, que não desrespeitamos em nada o estatuto do partido e que os argumentos do segundo pedido são iguais ao primeiro. Não é verdade que impedimos a entrada do senador, pelo contrário, o recebemos de braços abertos. Pedimos que o presidente cumpra o papel para evitar que essa violência se realize", contou Raul Heny

Após o relato, de acordo com Raul Henry, o presidente teria respondido que iria ver o que era possível fazer no caso. "Ele deu a resposta que esperávamos. Ele foi muito cordial, muito gentil, atencioso em marcar a audiência imediatamente após solicitarmos. E nós queremos cumprir todas as etapas porque é uma história de mais de 50 anos que está em jogo e vamos lutar até o fim", afirmou o vice-governador. Apesar de ter sido presidente nacional do partido e ter relação estreita com o atual presidente, Romero Jucá, no primeiro encontro, Michel Temer teria informado a Raul e a Jarbas que não tinha conhecimento do processo de dissolução no estado.

Na última segunda-feira, o grupo ligado a Raul Henry obteve uma vitória na Justiça contra o grupo de Bezerra Coelho. É que o segundo pedido de dissolução protocolado pela Nacional foi suspenso por uma decisão do juiz Otoniel Ferreira dos Santos, 26ª Vara Cível da Capital. Na sentença, o magistrado reconheceu que “o cerne da questão estaria na legitimidade ou não do procedimento de dissolução, questão que será apreciada com a devida instrução processual” e que o pedido de paralisação do processo seria congruente. 

A conquista da defesa do vice-governador, no entanto, pode estar ameaçada porque Fernando Bezerra Coelho entrou com uma ação na semana passada, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para assegurar a autonomia da Executiva Nacional em tomar decisões interna corporis. O parlamentar acredita que a iniciativa vai por fim à queda de braço e ele espera que isso aconteça até a próxima semana. Segundo o advogado da Executiva Nacional, Renato Oliveira Ramos, o TJPE tem três dias para se pronunciar sobre a reclamação feita no TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário